Especialista em cybersecurity aponta novas perspectivas para a LGPD no Brasil

O sócio da cybersecurity da EY, Marcos Sêmola, que também é especialista em governança, risco e conformidade, foi o convidado do Grupo de Privacidade e Privacidade de Dados da Assespro-RS, que se reuniu virtualmente nesta quarta-feira (15) para discutir sobre o tema “Mercado e as tendências de cybersegurança e privacidade de dados no Brasil”.

Sêmola destacou que, em 2020, o Brasil sofreu mais de 3,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos e que neste ano a prática deve causar perdas na ordem de 6 trilhões de dólares. Entretanto, observou que empresas maiores já estão começando a considerar a presença de um comitê de segurança cibernético dedicado para o assunto.

Para o especialista, ainda há muitas críticas em relação a forma como a LGPD entrou em vigor. “Nos chamaram para jogar um jogo com apenas metade das regras conhecidas”, apontou. “A lei diz O QUE deve ser feito, mas não COMO precisa ser feito”. Ele lembrou que na Europa, por exemplo, a autoridade de dados foi constituída dois anos antes da legislação entrar em vigor, podendo exercer suas funções educacionais e normativas antes do ‘jogo’ começar. 

Sêmola comentou ainda que a LGPD não é uma corrida curta, mas uma corrida em um circuito oval, sem linha de chegada. “É uma atividade continuada de gestão de riscos de conformidade e privacidade, e seus desdobramentos como riscos jurídicos, financeiros, operacionais e reputacionais, como o objetivo de demonstrar transparência e maturidade no cumprimento pleno da lei”, complementou.  

A dica agora, segundo Sêmola, é não querer, neste momento, construir algo robusto, caro e dispendioso, mas uma estrutura que dê conta do recado. Para os profissionais que atuam nesse mercado, recomendou que não é sustentável ficar na linha d’água, é preciso aprofundamento. “A LGPD é, provavelmente, um assunto de décadas, com investimentos crescentes e em ondas, quase que em um looping infinito para evoluir a governança da gestão de riscos de conformidade e privacidade.”

*Gravação do encontro: A gravação foi dispobilizada exclusivamente aos integrantes com adesão através do Grupo no LinkedIn


Sobre o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados

Coordenado pelo ex-presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados busca ser a referência de profissionais em LGPD no Rio Grande do Sul. Por meio de reuniões mensais, atua no compartilhamento do conhecimento através de workshop, seminários, congressos, palestras e cursos.

O Grupo é aberto a qualquer pessoa, que deve contribuir com um valor semestral. Para membros de empresas associadas da Assespro-RS, o valor é reduzido em 50%.

A inscrição pode ser feita pela ficha de adesão disponível neste link: www.assespro-rs.org.br/segurancaeprivacidade.