Esteio (cliente Thema®) é o único município gaúcho a receber o Prêmio InovaCidade 2023

O município de Esteio/RS foi destaque no Prêmio InovaCidade 2023  – que divulgou seus vencedores no início de maio – sendo o a única cidade gaúcha a receber a premiação.

Os premiados receberam os troféus durante a cerimônia de abertura do 10º Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br), na noite de 23 de maio, em São Paulo. 

O InovaCidade é concedido pelo Instituto Smart City Business America como prêmio às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades e, em 2023, foram selecionados 32 projetos e iniciativas que mostram impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou Entidades da Sociedade Civil. Ao todo, neste ano, concorreram 106 projetos, de 68 organizações.

A criação e implementação da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação esteiense foi um dos 32 projetos de todo o país selecionados para receber o prêmio.

Resultados e impactos trazidos pelo projeto vencedor

Desde a instituição dessa Política, a Prefeitura de Esteio firmou contratos de prestação de serviço de assessoria e incubadora tecnológica na cidade do Feevale Techpark, da Universidade Feevale de Novo Hamburgo (RS), e para instalação no Município de Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), incubadora do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), ligada à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS).

Ambas as instituições promoveram, desde 2021, seleções para incubação de empresas ou ideias de negócios em suas unidades esteienses, com 15 iniciativas selecionadas. Essas ações aproximam o setor público e as instituições de Ensino Superior, com oferecimento de formações e assessorias para desenvolvimento de empresas e ideias de negócios na cidade, sem custo para os empreendedores.