Exsto reduz cerca de 70% o tempo de desenvolvimento de projetos com auxílio da SKA

Mais do que um mero capricho, o ganho em tempo, em qualquer indústria, é sinônimo de economia e alta produtividade. Afinal, quanto mais otimizamos o tempo de trabalho, maior a produção e, consequentemente, o lucro. Com o objetivo de otimizar seus projetos, diminuindo o tempo de desenvolvimento e eliminando erros, a Exsto investiu em inovação e obteve ganhos expressivos em diferentes áreas. 

Sendo uma empresa que tem como core business o desenvolvimento de soluções completas nas áreas de automação industrial (além de robótica, energias renováveis, T.I., eletrônica, elétrica e telecomunicações), a Exsto entendeu que era hora de rever seus processos e passar a implementar a tecnologia oferecida aos seus clientes dentro da própria empresa.

A falta de integração e conexão entre os projetos é uma realidade enfrentada por diversas empresas, principalmente na área de desenvolvimento de projetos. O fato de que todos os desenhos da empresa eram feitos em softwares diferentes que não se integravam e não se comunicavam gerava muitas dificuldades na finalização dos projetos. Perdia-se muito tempo na revisão e análise dos desenhos e arquivos, além de ser necessário gerar os dados e listas de materiais de forma manual para inserir no ERP.

Além disto, também aconteciam problemas mecânicos no momento da montagem dos equipamentos, já que não era possível visualizar a montagem completa dentro do software. Foi aí que a aquisição de quatro soluções, junto à SKA, mudou este cenário.

SKA, além de revender os melhores softwares para automação industrial, também faz uma análise do fluxo de trabalho da empresa, e constrói, junto com o cliente, a solução que mais se adequa às necessidades do parceiro. A Exsto adquiriu, assim, quatro soluções que, além de serem excepcionais por si só, se integram e conversam entre si.

Lucas Vicente Carvalho, Business Development Consultant da Exsto, explica: “o fluxo de trabalho melhorou muito, pois as equipes de desenvolvimento mecânico, elétrico e eletrônico trabalham juntas e integradas. Todo o processo de desenvolvimento, desde o desenho inicial até a entrega de lista de materiais do produto final, reduziu cerce de 70% o tempo gasto durante o projeto”.

SOLIDWORKS CAD 3D: auxilia na criação e inovação de projetos com foco na redução do ciclo de desenvolvimento do produto, desde o design até a manufatura. Agora, a Exsto realiza a montagem completa dos seus equipamentos em um ambiente que colabora com as outras soluções que a empresa trabalha, podendo integrar o desenho ao sistema elétrico e eletrônico de forma fácil e intuitiva. 

SOLIDWORKS Electricalferramenta que ajuda a simplificar a criação de esquemas elétricos com uma interface intuitiva para o design mais rápido de sistemas elétricos incorporados. Na Exsto, a solução permitiu que o setor de engenharia planejasse locais e caminhos específicos, determinando com precisão comprimento de fios, cabos e chicotes antes que o equipamento seja construído, para garantir uma fabricação consistente, reduzindo sucatas e custos. Também é possível gerar representações de painéis 3D a partir de um esquema 2D que mostre os contornos dos componentes elétricos, adicionando versões 3D para todos os componentes.   

Por ser tão completo, o SOLIDWORKS Electrical também possibilitou o desenvolvimento das PCIs (placas de circuito impresso) no ambiente 3D, integradas com o ambiente de elétrica, desenvolvendo esquemas elétricos e gerando listas de materiais de forma automática e prática, contendo todos os itens e componentes do produto.

SOLIDWORKS Visualize: transforma dados CAD 3D em imagens com qualidade fotorrealística, animações e conteúdo 3D interativo que dão vida aos seus produtos. Hoje, muitos produtos são lançados e vendidos antes mesmo de serem produzidos, já que todo o projeto é desenvolvido e apresentado ao cliente, que pode ver em detalhes o seu projeto e todas as partes e peças que compõem seu produto. A documentação do projeto e o desenvolvimento de catálogos ficou muito mais fácil para a Exsto. 

Altium: A solução conta com um ambiente 3D nativo, ferramentas de exportação do PCB e um ambiente de montagem 3D multiplacas e muitas outras ferramentas que permitem, não só a validação mecânica digital, mas também validação de impedância de trilhas, funcionamento de circuitos, e integridade de sinais. Assim, é possível garantir que o projeto eletrônico se encaixe perfeitamente no seu invólucro e interaja com sucesso com elementos mecânicos dos kits didáticos que a Exsto fornece.

E você, está disposto a transformar seu fluxo de trabalho para algo ágil, menos dispendioso e mais prático? A SKA está à sua disposição para construir a melhor solução para você e sua empresa. Acesse o site e confira todas as soluções!