Fazcomex conquista Prêmio Exportação RS 2020

Com apenas três anos de existência, a Fazcomex conquista Prêmio Exportação RS 2020, premiação regional que agracia empresas que inspiram. 

No dia 14/10/2020, foi divulgado o resultado das empresas gaúchas que saíram vencedoras do honroso prêmio da ADVB/RS. Dentre as categorias destaques, está a Serviços de Suporte à Exportação, a qual a Fazcomex foi uma das que conquistaram o título de 2020.

Em sua 48ª edição, o Prêmio Exportação RS fez o comunicado oficial com os vencedores nas redes sociais e em uma nota oficial publicada no portal.

Sobre o Prêmio Exportação RS 2020

Considerado o maior evento do segmento do país, o Prêmio Exportação RS distingue empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional.

Em 2019, foram reconhecidas 51 empresas, que se destacaram por seus resultados de exportações em variados setores da economia.

Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças das 16 instituições que possuem alguma relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho.

Cerimônia de entrega do Prêmio Exportação RS 2020 será no dia 1º de dezembro de 2020, das 17h às 21h, no Parque da ADVB/RS, em Porto Alegre/RS. O evento é sempre presencial, mas neste ano acontecerá ao ar livre devido a Pandemia do Coronavírus.

Participação da Fazcomex no setor Exportação

Durante 2019, a Fazcomex consolidou no mercado uma solução inovadora que facilita a elaboração do documento “Declaração Única de Exportação (DU-E)”, aumentando em 5x a produtividade do profissional que elabora este documento. Isso se deu através do desenvolvimento do Software Fcomex, módulo Exportação.

O posicionamento da Fazcomex perante o mercado brasileiro de softwares de comex, fez com que um número maior de Despachantes Aduaneiros tivesse acesso à tecnologia. Sendo que permitiu que muitos pequenos e médios despachantes tivessem condições de trocar as suas planilhas por um sistema acessível e adequado para executar as suas atividades de registros. Haja visto, encontrar na Fazcomex uma solução inovadora e que cabia em seu orçamento.

A Fazcomex optou por colocar no mercado um sistema do modelo SaaS (software as a service), do português, software como serviço. Nesse modelo, o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a utilização do sistema e o cliente utiliza o software, via internet, pagando um valor pelo serviço contratado. Logo, isso minimiza os custos por parte do contratante. 

O Sistema Web Fcomex da Fazcomex pode ser usado por empresas de qualquer porte, tanto grandes exportadores brasileiros, como pequenas comissárias de despacho, ou até mesmo os despachantes aduaneiros autônomos. 

Em 2019, a empresa comemorou a marca de 5% das Exportações Brasileiras terem sido registradas no Portal Siscomex passando pelo sistema Fcomex

Através do Sistema Fcomex, a Fazcomex ajudou centenas de empresas, tanto no Rio Grande do Sul, como em todo o país, a facilitar e agilizar suas operações de exportações. 

Neste mesmo ano, foram elaboradas um total de 77.470 DU-E´s no Sistema Fcomex. 

Apesar de ter um único escritório em São Leopoldo que conta com uma equipe de 10 pessoas, a partir dele atende mais de 20 estados brasileiros. São mais de 170 empresas, totalizando mais de 700 usuários somente neste módulo. 

Plataforma de Ensino em Comércio Exterior

Além de facilitar a vida dos Exportadores e Despachantes Aduaneiros nos trâmites aduaneiros através do Software Empresarial Fcomex, a empresa desenvolveu também uma Plataforma de Ensino em Comércio Exterior, denominada SIMULACOMEX, na qual tem Simuladores práticos de Siscomex com DU-E (Declaração Única de Exportação) e DUIMP (a nova Declaração Única de Importação). 

Através da Plataforma de Ensino em Comércio Exterior SIMULACOMEX, é possível aprender exportação e importação na prática, pois o aluno tem acesso aos nossos Simuladores do Portal Siscomex e aprende a elaborar a DU-E, a DUIMP, o novo Catálogo de Produtos e todos módulos do Novo Processo de Importação.

Dessa forma, a Fazcomex foi uma grande aliada do Exportador gaúcho e brasileiro na migração para o NPE (Novo Processo de Exportação), assim como está sendo para o NPI (Novo Processo de Importação).  

Já foram mais de 1600 alunos que aprenderam com o uso da Plataforma de Ensino  SIMULACOMEX, tanto por cursos ministrados diretamente pela Sra. Sinara Bueno, co-fundadora da Fazcomex, como por entidades de ensino parceiras. 

O SimulaComex já foi utilizado em cursos práticos das seguintes entidades: SDAERGS (Sindicato de Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul), Funcex – RJ, Banco do Brasil, FIERGS, FIESC, ACI-NH, CIC-CAXIAS, Canal Aduaneiro, Unifor, Unesc, Univali, Unisinos e outros. 

Expansão dos negócios e das inovações em Comex

Em 2020, a Fazcomex tornou-se uma empresa graduada da Tecnosinos, e continua criando novas soluções para o mercado de softwares de Comércio Exterior. 

Dentre as principais inovações, estão: Software Web para Gestão em Drawback; Software para o novo Catálogo de Produtos (da DUIMP) e o Software Extrator de Dados do Siscomex

 

Fonte: FazComex

17 de novembro de 2020