Federação Assespro se reúne com o vice-Presidente

Federação Assespro, reuniu-se, nesta sexta-feira (5), com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na oportunidade foi feita uma apresentação do trabalho que a Assespro vem desenvolvendo nos últimos 47 anos para o desenvolvimento do ecossistema de TI e inovação brasileiros.

Em especial, foram abordadas as preocupações e atuações da entidade com relação à (i) a reforma tributária; (ii) desoneração da folha de pagamentos; (iii) facilitação no acesso a crédito; e (iv) qualificação de mão-de-obra. Alckmin se mostrou bastante receptivo aos posicionamentos da entidade, colocando a pasta à disposição para o desenvolvimento de pautas em comum. Compartilhou, também, sua visão de que a reforma tributária deveria vir com um único imposto, mas com várias alíquotas, justamente para abarcar as diferenças entre os diversos setores. Ainda, disse que as atuais regras da desoneração da folha deverão ser prorrogadas até que haja uma definição sobre a reforma tributária – após a qual, o país deverá discutir uma nova política de desoneração da folha ampla.

Sobre a formação de mão-de-obra, o vice-presidente falou sobre a importância de o país avançar no assunto de forma pragmática, de modo a atender às novas demandas do mercado de trabalho. o, como às do setor de TI, que tem um enorme número de vagas em aberto e potencial de empregabilidade – exemplo que inclusive abordou em reunião com outros setores ao falar de capacitação profissional. As pautas da qualificação de mão de obra e da facilitação de crédito serão objeto de sequência de reuniões da Assespro com sua equipe.

Por fim, a Assespro também convidou Alckmin a conceder entrevista à próxima edição da RNTI e a participar da reunião do Conselho de Administração da entidade, a ser realizado em 29 de junho, em Porto Alegre/RS.

Participaram também no encontro o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços/MDIC, Uallace Moreira Lima; e o assessor especial do Gabinete do ministro, Nilton Pereira de Castro Melo. A Assespro foi representada pelo presidente Christian Tadeu; pelo vice-presidente de Articulação Política, Deybson Cipriano; pelo presidente da Assespro DF, Rodrigo Fragola; assim como por Luis Henrique Cidade e Renato Roll, da Foco Relações Governamentais.

Ainda nesta sexta, a Assespro participou de nova reunião do grupo de trabalho que trata da renovação da política de desoneração da folha de pagamentos. Sendo discutido no Senado, na forma do PL 334/2023 (prorroga os benefícios da desoneração da folha para os 17 setores atuais), o tema será alvo de audiência pública, no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na terça (23), data em que o parecer do relator, senador Ângelo Coronel (PSD/BA) poderá ser apreciado. Em caso de aprovação, o projeto segue para análise dos deputados.

 

  • Fonte: Federação Assespro
  • Imagem: Federação Assespro
  • 08 de maio de 2023