Finep abre seleção de gestor para fundo de R$ 45 milhões para startups

A Finep abriu um novo edital para selecionar um gestor e um administrador para atuarem na estruturação de um Fundo de Investimento em Participações – FIP Finep Startup 1. O objetivo é que este novo Fundo receba a atual carteira de empresas investidas pelo Programa Finep Startup, que conta hoje com cerca de 25 empresas. O capital inicial do novo Fundo será de R$ 45 milhões, cujo aporte será dado principalmente pela integralização dos ativos existentes na carteira do Programa Finep Startup.

Lançado em 2017, o Programa Finep Startup tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do apoio às startups brasileiras nascentes, de base tecnológica, que possuam papel fundamental na introdução de novas tecnologias e modelos de negócios no mercado.

O Programa disponibiliza recursos financeiros para que startups, com alto potencial de crescimento e retorno, possam enfrentar, com sucesso, os principais desafios de seus estágios iniciais de desenvolvimento, contribuindo assim para a criação de empregos qualificados e geração de renda para o País.

A diretora Financeira, de Crédito e Captação em Exercício da Finep, Janaina Prevot Nascimento, destacou que a estruturação de um FIP é importante para que o Programa Finep Startup possa seguir crescendo, além de conferir a governança adequada para o exercício das opções de compra da Finep.

Segundo o superintendente da Área de Empreendedorismo e Investimento da Finep, Maurício Marques, o gestor profissional selecionado no edital ficará responsável, entre outras funções, pelo apoio ao desenvolvimento das startups investidas. Ele deverá, ainda, recomendar investimentos adicionais nas empresas (follow-on), e buscar oportunidades de saída para a Finep.

De acordo com o cronograma, gestores credenciados pela CVM podem enviar propostas pelo site da Finep até o dia 19 de maio de 2023. A Banca de Avaliação das propostas elegíveis está agendada, inicialmente, para acontecer presencialmente na sede da Financiadora, no Rio, durante a semana de 26 de junho de 2023.

A Finep convida gestores interessados no Edital a participarem de um Workshop virtual no próximo dia 9 de maio para esclarecimento de dúvidas. Para recebimento do link, favor enviar nome completo, e-mail e nome da instituição para fip_finepstartup@finep.gov.br.

 

 

  • Fonte: Convergência Digital com informações da Finep
  • Imagem: Freepik
  • 18 de abril de 2023