Fusão e aquisição x cultura organizacional é tema do RHTI de maio

A gestora administrativa da Animati netPACS, Lia Rosa, foi a convidada do encontro do Grupo RHTI de maio para falar sobre o tema fusões e aquisições x cultura organizacional nesta terça-feira (17).

A Animati netPACS é uma empresa de tecnologia voltada para medicina diagnóstica que, em 2019, passou por um processo de fusão. Antes, a Animati, com sede em Santa Maria (RS), tinha suas particularidades como integração dos setores, abertura à diversidade, contava com área de recursos humanos e não fazia uso de uniforme ou regras de vestimenta. Do mesmo modo, a netPACS, com sede em São José (SC), contava com setores em salas separadas, havia certa dificuldade em lidar com a diversidade, faziam uso de uniforme e código de vestimenta e não contavam com setor de RH.

“Sabemos que não existe o certo ou errado quando se trata de cultura, mas sim a cultura que funciona e a que não funciona”, destacou Lia. No entanto, pela forma como trabalhávamos em Santa Maria, já percebíamos que algumas coisas funcionavam melhor e esses foram alguns pontos que buscamos expandir para as pessoas entenderem que existem vantagens em se trabalhar de outra forma”.

Atualmente, após a fusão, a empresa passou a adotar jornada de 40 horas semanais (o que antes era diferente em cada organização), o uso de uniforme é usado somente em visita a clientes e não há código de vestimenta para o dia a dia, foi feita a ampliação das ações de diversidade, os setores foram unificados e agora o time é formado por 90 profissionais.

“A unificação dos setores foi a parte mais trabalhosa, pois havia muita duplicação nas tarefas. Além disso, no fim, nenhum desligamento de profissional chegou a ser feito. O que ocorreu foi que algumas pessoas se desligaram porque não se adequaram à nova forma de trabalhar, mas consideramos isso um processo natural de uma transformação”, observa.

Sobre o Grupo RHTI

Criado há mais de cinco anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.