Gestão de times remotos é tema do RHTI de agosto

A edição de agosto do Grupo RHTI da Assespro-RS, realizada nesta terça-feira (23), destacou o case da consultoria Staff RH sobre gestão de times remotos, apresentado por Andrea Teixeira e Thaís Garziera.

Andrea compartilhou sua vivência de liderança remota praticada desde 2012 quando se mudou para a Austrália e posteriormente para Singapura. Naquela época, a equipe da Staff RH ainda atuava presencialmente no escritório no Brasil, mas com a pandemia foi necessário remodelar a gestão e sobretudo o estilo de liderança.

“Para mim, a pandemia trouxe especialmente o olhar do cuidado para as pessoas, tanto é que uma das primeiras ações foi enviar um kit de máscaras para nosso time no Brasil quando ainda nem se sabia o desfecho da pandemia”, destacou Andrea.

Thaís também comentou que, já no início da pandemia, a empresa tinha a premissa de não fechar sua sede e não demitir ninguém e que felizmente foi possível alcançar esse resultado. “A pandemia exigiu de nós uma mudança forte de mindset e também uma nova adaptação frente ao mercado”, disse.

Andrea observou ainda que o distanciamento, seja pela pandemia, seja pela atuação em outro país, acabou por aumentar a proximidade da liderança com as equipes por meio de um processo de escuta ativa e empatia mais fortes. “Vejo que esse se colocar no lugar do outro só ocorre quando você abre suas fragilidades e eu fiz isso com nossa equipe. Por isso, entendo que hoje quanto mais o líder dividir seus problemas, maiores serão suas chances de sucesso na organização”.


Sobre o Grupo RHTI

Criado há seis anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

Para participar do Grupo RHTI, as empresas podem enviar suas fichas de adesão para assespro@assespro-rs.org.br – Preencha a Ficha do link: https://www.assespro-rs.org.br/grupo-de-rh/