Grupo de Proteção e Privacidade de Dados recebe DPO do Grupo Panvel

O Grupo de Segurança e Privacidade de Dados da Assespro-RS recebeu nesta quinta-feira (17) o DPO do Grupo Panvel, Ramiro Saraiva, que apresentou a jornada de adequação da empresa à Lei Geral de Proteção de Dados. O profissional foi um dos participantes da sexta turma do curso de formação em DPO promovido pela Assespro-RS em 2019.

Na sua apresentação, Ramiro falou da estrutura da empresa, como surgiu o tema da LGPD, o processo de sensibilização, a escolha do DPO, os primeiros passos, as OTDs, as políticas e contratos, o tema privacy by design, o atendimento aos titulares de dados, o treinamento e o processo de monitoração.

Ele destacou que o debate iniciou com a promulgação da GDPR na Europa e que, aos poucos, o tema foi ganhando corpo no Brasil. Isso fez com que se buscasse uma preparação de qualidade e rápida, e foi aí que encontrou a formação da Assespro-RS em 2019, assim como a contratação de assessoria para colaborar nesse processo.

Em seguida, a empresa passou por uma etapa de sensibilização, desde a alta direção até os demais profissionais. A esse respeito, Ramiro destacou a importância da capacidade de transitar e dialogar nas diversas camadas. A seguir foi feito o alinhamento das expectativas, a introdução dos conceitos para todos falarem a mesma língua, mapeamento das operações (OTDs) e ainda desenvolveram políticas e atualizaram os contratos. A adaptação dos sistemas também foi uma etapa que envolveu vários times e bastante horas dedicadas ao projeto.

“O alinhamento de expectativas e a introdução dos conceitos foi uma fase complicada pois nossa empresa é formada por muitas áreas distintas entre si e essa diversidade acaba sempre gerando maiores desafios em um processo de construção de um entendimento unificado”, apontou.

Além disso, a empresa também criou um canal de privacidade dedicado ao tema e foram feitos treinamentos com vídeos dos consultores explicando detalhes da LGPD, assim como outros materiais instrutivos.

Por fim, o profissional falou sobre o monitoramento do processo de adequação à LGPD, onde é importante ter uma avaliação independente para acompanhar a evolução da empresa.

Sobre o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados

Coordenado pelo ex-presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados busca ser a referência de profissionais em LGPD no Rio Grande do Sul. Por meio de reuniões mensais, atua no compartilhamento do conhecimento através de workshop, seminários, congressos, palestras e cursos.

O Grupo é aberto a qualquer pessoa, que deve contribuir com um valor semestral. Para membros de empresas associadas da Assespro-RS, o valor é reduzido em 50%.

A inscrição pode ser feita pela ficha de adesão disponível neste link: www.assespro-rs.org.br/segurancaeprivacidade.