Com ambiente flexível e colaborativo, o Grupo RHTI da Assespro-RS desenvolve práticas na Gestão de Recursos Humanos voltadas para desafios encontrados nas empresas de TI há cinco anos.
Os temas abordados sugerem uma comunicação aberta e eficaz com os participantes para a obtenção de resultados positivos nas suas respectivas empresas. Com a interação dos RHs e compartilhamento de informações para garantir melhores práticas de gestão, o grupo busca tornar-se referência de RH no mercado de TI.
Ficha de Adesão para participar do Grupo – CLIQUE AQUI
Preencha a ficha e envie para assespro@assespro-rs.org.br
Projetos para 2022
Próximo encontro:
21/06
- Papel do RH (autoconhecimento);
- Inteligência emocional,
- Fusão de empresas e culturas;
- Trilhas de carreira;
- Desafios para manter o engajamento de times remotos;
- RH humanizado x RH estratégico;
- Contratação PJ/CLT.
Temas abordados recentemente
Fusões & Aquisições x Cultura Organizacional
Conversas difíceis no RH
Atração e retenção de talentos de TI, Cases de Recrutamento e Seleção
O que a pandemia ensinou aos profissionais de RH
Do RH Tradicional ao RH Ágil
Benefícios Flexíveis
Etarismo: de repente 50+ e agora?
Teletrabalho – Perguntas e respostas
Retorno ao modelo presencial: Desafios e incertezas
Luto em tempos de pandemia: o que muda ao dizer adeus
Saúde Mental: A revolução do autoconhecimento
Objetivo!
Aproximar profissionais de RH das empresas associadas da ASSESPRO-RS para abordarem assuntos do setor de TI e práticas de eficiência em gestão de pessoas, a fim de auxiliar estrategicamente as empresas nos seus processos de Recursos Humanos.
Propósitos
- Compartilhar conhecimento através da troca de informações;
- Criar integração nos RHs das empresas;
- Aprimorar políticas de gestão de pessoas;
- Promover a aplicação das melhores praticas de RH dentro das empresas;
- Colaborar estrategicamente com a gestão de pessoas nas empresas, visando atrair, desenvolver e manter os recursos humanos.
Formato
Encontros mensais,
Terceiras terças-feiras de cada mês.
Das 9h às 10h30 na modalidade online (em consequência das medidas de isolamento social – Modalidade TEMPORÁRIA)
Quem pode participar?
As empresas associadas da ASSESPRO-RS participarão através de seus profissionais de RH atuantes do setor de TI da empresa, ou profissionais que sejam responsáveis pelo RH.
A vaga para participar do Grupo pertence a empresa, caso o profissional inicialmente inscrito venha a se afastar, a empresa então poderá indicar outro profissional.
Ficha de Adesão para participar do Grupo – CLIQUE AQUI
Veja o Recorte do Encontro de abril de 2022!
Fusão e Aquisição X Cultura Organizacional
A gestora administrativa da Animati netPACS, Lia Rosa, foi a convidada do encontro do Grupo RHTI de maio para falar sobre o tema fusões e aquisições x cultura organizacional nesta terça-feira (17).
A Animati netPACS é uma empresa de tecnologia voltada para medicina diagnóstica que, em 2019, passou por um processo de fusão. Antes, a Animati, com sede em Santa Maria (RS), tinha suas particularidades como integração dos setores, abertura à diversidade, contava com área de recursos humanos e não fazia uso de uniforme ou regras de vestimenta. Do mesmo modo, a netPACS, com sede em São José (SC), contava com setores em salas separadas, havia certa dificuldade em lidar com a diversidade, faziam uso de uniforme e código de vestimenta e não contavam com setor de RH.
“Sabemos que não existe o certo ou errado quando se trata de cultura, mas sim a cultura que funciona e a que não funciona”, destacou Lia. No entanto, pela forma como trabalhávamos em Santa Maria, já percebíamos que algumas coisas funcionavam melhor e esses foram alguns pontos que buscamos expandir para as pessoas entenderem que existem vantagens em se trabalhar de outra forma”.
Atualmente, após a fusão, a empresa passou a adotar jornada de 40 horas semanais (o que antes era diferente em cada organização), o uso de uniforme é usado somente em visita a clientes e não há código de vestimenta para o dia a dia, foi feita a ampliação das ações de diversidade, os setores foram unificados e agora o time é formado por 90 profissionais.
“A unificação dos setores foi a parte mais trabalhosa, pois havia muita duplicação nas tarefas. Além disso, no fim, nenhum desligamento de profissional chegou a ser feito. O que ocorreu foi que algumas pessoas se desligaram porque não se adequaram à nova forma de trabalhar, mas consideramos isso um processo natural de uma transformação”, observa.