Com ambiente flexível e colaborativo, o Grupo RHTI da Assespro-RS desenvolve práticas na Gestão de Recursos Humanos voltadas para desafios encontrados nas empresas de TI há seis anos.
Os temas abordados sugerem uma comunicação aberta e eficaz com os participantes para a obtenção de resultados positivos nas suas respectivas empresas. Com a interação dos RHs e compartilhamento de informações para garantir melhores práticas de gestão, o grupo busca tornar-se referência de RH no mercado de TI.
Ficha de Adesão – CLIQUE AQUI
Preencha a ficha e envie para assespro@assespro-rs.org.br
🌟 Próximo encontro:
Temas abordados recentemente
Indicadores de RH para performar estrategicamente
Os 7 Cs das mensagens escritas
Avaliação de Desempenho
Práticas de Educação Corporativa
Planejamento para 2023
Tendência de Remuneração Estratégica
Felicidade Consciente
4 pilares da inteligência Emocional
Gestão de times remotos
Carreira Tech: Contratações de Milhões
RH Estratégico x RH Humanizado
Fusões & Aquisições x Cultura Organizacional
Conversas difíceis no RH
Atração e retenção de talentos de TI, Cases de Recrutamento e Seleção
Do RH Tradicional ao RH Ágil
Benefícios Flexíveis
Etarismo: de repente 50+ e agora?
Teletrabalho – Perguntas e respostas
Saúde Mental: A revolução do autoconhecimento
Objetivos!
Aproximar profissionais de RH das empresas associadas da ASSESPRO-RS para abordarem assuntos do setor de TI e práticas de eficiência em gestão de pessoas, a fim de auxiliar estrategicamente as empresas nos seus processos de Recursos Humanos.
Propósitos
- Compartilhar conhecimento através da troca de informações;
- Criar integração nos RHs das empresas;
- Aprimorar políticas de gestão de pessoas;
- Promover a aplicação das melhores praticas de RH dentro das empresas;
- Colaborar estrategicamente com a gestão de pessoas nas empresas, visando atrair, desenvolver e manter os recursos humanos.
Formato
Encontros mensais,
Terceiras terças-feiras de cada mês.
Das 9h às 10h30 na modalidade online
Quem pode participar?
- Profissionais de RH (Pessoa física)
- Profissionais de RH (Através de empresas)
As empresas participarão através de seus profissionais de RH atuantes do setor de TI da empresa, ou profissionais que sejam responsáveis pelo RH.
A vaga para participar do Grupo pertence a empresa, caso o profissional inicialmente inscrito venha a se afastar, a empresa então poderá indicar outro profissional.
Ficha de Adesão para participar do Grupo – CLIQUE AQUI
Veja o Recorte do Encontro de maio de 2023!
Indicadores de RH para performar estrategicamente
A diretora da Porto RH, Alessandra Martinewski, foi a convidada do encontro de maio do RHTI. Ela falou sobre o tema “Indicadores de RH para performar estrategicamente”, em que apresentou ferramentas, exemplos e orientações para o público realizar uma gestão mais qualificada da área de recursos humanos das empresas.
Alessandra destacou que os indicadores podem assumir formatos variados, como rankings, números absolutos, índices, porcentagens e avaliações, e que são elementos valiosos para as organizações conhecerem melhor a realidade em que se inserem e assim poderem planejar de modo mais pragmático o alcance de metas possíveis e interessantes. Entre os exemplos apresentados, estão a média dos indicadores de admissão e demissão (turnover), absenteísmo, entrevista de desligamento, clima organizacional, diversidade, atração e retenção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e performance.
“Esses indicadores caminham alinhados aos objetivos estratégicos da organização e mesmo que esses objetivos não existam, os indicadores serão importantes para acompanhar o resultado da organização”, apontou Alessandra. “O problema é que não estamos acostumados a mostrar isso para a organização, mas se começarmos a medir, a mostrar um histórico e tendências, veremos que temos um resultado positivo a oferecer”.
Outros indicadores que podem ser mensurados, segundo a convidada, são os custos de folha de pagamento, rotatividade, benefícios, acidentes de trabalho e ações trabalhistas, além de número de candidatos por fonte de recrutamento e prazo para preenchimento de vagas.
Alessandra apresentou também como montar um painel de indicadores. Destacou que é necessário fazer um diagnóstico da situação, identificar a “dor” a ser sanada, definir os indicadores, conhecer os parâmetros de mercado e ainda definir como será o monitoramento desses indicadores.