Grupo de Segurança e Privacidade de Dados discute os efeitos da inteligência artificial na sociedade e nos negócios

Inteligência artificial (IA) foi o tema central do encontro do Grupo de Segurança e Privacidade de Dados da Assespro-RS realizado nesta terça-feira (23) que contou com a participação de Cezar Taurion, investidor e mentor de startups de inteligência artificial e membro do conselho de inovação de diversas empresas.

Taurion destacou que a IA ainda está em fase inicial, assim como a internet em meados dos anos 90, e mesmo assim está presente nas empresas mais valiosas do mundo. No contexto das organizações, indicou que os maiores desafios para sua implementação são a maturidade da empresa, o medo do desconhecido e encontrar um ponto de partida.

“A recomendação é sempre começar pequeno, mas rápido. Experimentar e recomeçar”, enfatizou.

Segundo Taurion, um sistema de IA é diferente de um modelo tradicional. Neste último, se tudo está funcionando não se mexe. No sistema de IA, se está funcionando, deve-se ajustar os parâmetros porque logo mais os dados serão diferentes e a eficácia pode cair. Para ele, IA não é mágica, apenas exibe comportamentos que parecem inteligente, mas que no fundo são modelos matemáticos. “Não que a máquina vá substituir o humano. Ela vai substituir tarefas robotizadas. E todos nós, em nosso dia a dia, temos tarefas assim”, apontou.

Por fim, o convidado destacou que nos próximos cinco anos provavelmente veremos que parte substancial das tarefas de cientistas de dados e engenheiros de machine learning serão automatizadas, as empresas demandarão códigos de ética nas iniciativas de IA, surgirão novas funções como auditoria de aderência ao código de ética, a IA deixará de ser artesanal para entrar em ritmo de produção e os recursos computacionais dedicados à IA passarão a ser considerados prioritários nas decisões de infraestrutura tecnológica.

Sobre o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados

Coordenado pelo ex-presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados busca ser a referência de profissionais em LGPD no Rio Grande do Sul. Por meio de reuniões mensais, atua no compartilhamento do conhecimento através de workshop, seminários, congressos, palestras e cursos.

O Grupo é aberto a qualquer pessoa, que deve contribuir com um valor semestral. Para membros de empresas associadas da Assespro-RS, o valor é reduzido em 50%. A inscrição pode ser feita pela ficha de adesão disponível neste link: www.assespro-rs.org.br/segurancaeprivacidade.

 

  • Fonte: Vicente Medeiros
  • 23 de novembro de 2021