Grupo RHTI debate pesquisa salarial do setor de TI

Com atuação na área de gestão de pessoas há mais de 20 anos, a HR Consulting and Services da Plooral, Carolina Pizolati Farah, foi a convidada do encontro de novembro do Grupo RHTI para falar sobre a pesquisa salarial Tech – Plooral Salary, que mostra o acompanhamento anual da remuneração no setor de TI.

Carolina falou da pesquisa salarial como ferramenta estratégica e destacou a necessidade de conhecer o momento atual da empresa, analisar os resultados, fazer comparativos, definir as estratégias, definir o posicionamento e assim partir para um plano de ação. Enfatizou ainda que esses dados ajudam a manter a competitividade da empresa, fazer planejamento de carreira e redefinir o novo salário de um cargo. Também apontou que o recomendável é atualizar essas informações uma vez por ano e não utilizar inflação ou convenção coletiva.

A convidada apresentou os dados da pesquisa salarial do setor de tecnologia em 2022. Segundo Carolina, essa foi a maior edição da pesquisa, com crescimento de 18,81% de 2021 para 2022. Foram 259 empresas participantes, 260 cargos com amostragem, mais de 53 mil informações salariais, contemplando 50 cidades de 10 estados.

Um dos destaques foi o tema mulheres na tecnologia: a pesquisa mostrou que do total de colaboradores das empresas quase 36% são mulheres, índice 12% a mais que em 2021. 

Carolina destacou ainda alguns cargos que tiveram aumento salarial, como gerente comercial, coordenador de qualidade e processos, analista de growth hacking, coordenador de operações e gerente de controladoria.

“Os candidatos estão aceitando propostas por empresas que têm um plano de carreira definido, que visualizem esse crescimento e que tenham propósito, além de ter estratégia de cargos e salários bem definida”, observou Carolina. Além disso, as empresas voltaram a contratam estagiários para desenvolver programas de ações para começar a trabalhar esses juniores dentro das empresas”.


Sobre o Grupo RHTI

Criado há seis anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

Para participar do Grupo RHTI, as empresas podem enviar suas fichas de adesão para assespro@assespro-rs.org.br – Preencha a Ficha do link: https://www.assespro-rs.org.br/grupo-de-rh/