GT de Segurança e Privacidade de Dados apresenta a experiência do Sicredi

O encontro do GT de Segurança e Privacidade de Dados da Assespro-RS recebeu nesta quinta-feira (28) o gerente de proteção e privacidade de dados no banco corporativo Sicredi, Jeferson Thomas, que falou sobre a experiência do banco na construção de um ambiente normativo interno em relação à LGPD. O bate-papo foi mediado pelo coordenador do GT, Reges Bronzatti.
 
O convidado apresentou o que já foi construído nesse sentido no Sicredi, destacando a complexidade de uma organização que conta com mais de 40 mil colaboradores em diversas regiões do Brasil. Ressaltou que a estratégia é dividida em quatro pilares (jurídico, tecnologia da informação, mapeamento de dados e treinamento e conscientização) e que existe uma estrutura com duas normas de proteção e privacidade de dados: uma interna, define papéis e responsabilidades dos atores do Sicredi; outra externa, que comunica ao mercado como o Sicredi se comporta em relação a dados.

“Um dos pontos de extrema importância é o de deixar os procedimentos escritos. É preciso gerar a informação, do contrário, cai-se na dubiedade e as pessoas correm o risco de errarem por acharem que devia ser feito de certa maneira”, reforçou Jeferson.
 
O gestor apresentou também como se constituem a gestão centralizada de consentimentos, a gestão de cookies, o gerenciamento de incidentes, o due diligence de terceiros, as requisições de titulares de dados, o privacy by design e os documentos de apoio, como cartilha de LGPD para prospecção, perguntas frequentes etc.

Ao final, mostrou que uma das formas de conscientização interna sobre o tema quando os colaboradores se encontram em dúvidas é uma espécie de mantra disseminado pela área: “Dados administrados pelo Sicredi são para serem utilizados em processos do Sicredi, preferencialmente nas dependências do Sicredi”.


Quer participar? Faça sua adesão!
Sobre o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados 

Coordenado pelo ex-presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados busca ser a referência de profissionais em LGPD no Rio Grande do Sul. Por meio de reuniões mensais, atua no compartilhamento do conhecimento através de workshop, seminários, congressos, palestras e cursos.

O Grupo é aberto a qualquer pessoa, que deve contribuir com um valor semestral. Para membros de empresas associadas da Assespro-RS, o valor é reduzido em 50%.

A inscrição pode ser feita pela ficha de adesão disponível neste link: www.assespro-rs.org.br/segurancaeprivacidade.