Indicadores de RH para performar estrategicamente é tema do RHTI de maio

A diretora da Porto RH, Alessandra Martinewski, foi a convidada do encontro de maio do RHTI. Ela falou sobre o tema “Indicadores de RH para performar estrategicamente”, em que apresentou ferramentas, exemplos e orientações para o público realizar uma gestão mais qualificada da área de recursos humanos das empresas.

Alessandra destacou que os indicadores podem assumir formatos variados, como rankings, números absolutos, índices, porcentagens e avaliações, e que são elementos valiosos para as organizações conhecerem melhor a realidade em que se inserem e assim poderem planejar de modo mais pragmático o alcance de metas possíveis e interessantes. Entre os exemplos apresentados, estão a média dos indicadores de admissão e demissão (turnover), absenteísmo, entrevista de desligamento, clima organizacional, diversidade, atração e retenção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e performance.

“Esses indicadores caminham alinhados aos objetivos estratégicos da organização e mesmo que esses objetivos não existam, os indicadores serão importantes para acompanhar o resultado da organização”, apontou Alessandra. “O problema é que não estamos acostumados a mostrar isso para a organização, mas se começarmos a medir, a mostrar um histórico e tendências, veremos que temos um resultado positivo a oferecer”.

Outros indicadores que podem ser mensurados, segundo a convidada, são os custos de folha de pagamento, rotatividade, benefícios, acidentes de trabalho e ações trabalhistas, além de número de candidatos por fonte de recrutamento e prazo para preenchimento de vagas.

Alessandra apresentou também como montar um painel de indicadores. Destacou que é necessário fazer um diagnóstico da situação, identificar a “dor” a ser sanada, definir os indicadores, conhecer os parâmetros de mercado e ainda definir como será o monitoramento desses indicadores.


Sobre o Grupo RHTI

Criado há seis anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais de RHs para tratar de discussões sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas.

Quem pode participar?

  • Profissionais de RH (Pessoa física)
  • Profissionais de RH (Através de empresas)

Formato

  • Encontros mensais,
  • Terceiras terças-feiras de cada mês.
  • Das 9h às 10h30 na modalidade online

Faça a adesão AQUI e participe dos próximos encontros!