Interact inicia implantação de software de gestão na Prefeitura de Lajeado

A prefeitura de Lajeado inicia um novo momento de sua gestão ao adotar nos próximos meses o uso de um software de gestão e governança corporativa, a Suite SA. A ferramenta é uma tecnologia desenvolvida pela empresa lajeadense Interact Solutions, que já possui em sua cartela de clientes organizações públicas como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O projeto, que iniciou em 11 de agosto, deve abranger diversas abordagens da administração pública. Dividido em módulos, o software será utilizado para diversas frentes, com o objetivo de informatizar o processo de gestão pública permitindo maior controle e monitoramento dos projetos, adequação legal à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e gestão à vista, no que diz respeito à indicadores, documentos, pesquisas, fornecedores e colaboradores.

Conforme a Consultora de Projetos da Interact, Sabrine Datsch, a implantação do software na administração pública de Lajeado dará ainda mais ferramentas para os gestores avaliarem e melhorarem os processos como um todo. “A utilização do sistema é impulsionada pelo cumprimento de requisitos legais e melhorias. Esses aperfeiçoamentos afetam tanto o âmbito estratégico corporativo, quanto os projetos e processos. Dessa forma, isso possibilita – além do monitoramento destas informações em tempo real – a atuação dos envolvidos de forma mais estratégica e menos operacional”, explica.

Durante a reunião de abertura do projeto, foi apresentada aos servidores presentes a metodologia de implantação da Interact, bem como formalizado o Termo de Abertura do Projeto entre as partes. A implantação do software será feita por uma equipe completa da Interact, que conta com gerente de projeto, consultores, desenvolvedores e suporte ao cliente.

Objetivos gerais do projeto

De acordo com o Consultor de Negócios da Interact, Ignácio Gonçalves D’Andrea, os principais objetivos da administração municipal estão focados em promover uma gestão pública com maior controle e monitoramento dos projetos. “Durante as reuniões, foi nos solicitado que o nosso software promovesse uma gestão mais eficiente e à vista de todos. Dessa forma, além da utilização interna na prefeitura, haverão partes do software, como os formulários, que serão disponibilizados online à população para solicitações, denúncias e consultas”, explica.

A contratação do software faz parte do projeto de tornar a prefeitura mais digital, atendendo aos requisitos do novo conceito de governança 5.0 e governança digital. “Vejo que o uso do software vem em encontro a programas municipais que já vêm sendo desenvolvidos, como o Inova RS e Smart City”, reflete Ignácio.

Previsão de conclusão

Iniciada neste mês de agosto, a implantação do software será dividida em duas fases. A primeira abrangerá a Secretaria da Administração e o Gabinete. Já a segunda etapa será feita com todas as demais secretarias do município. Somadas ambas as fases, a finalização do projeto está estimada para o final de agosto de 2022.

Estiveram presentes na reunião de abertura do projeto: Fabiana Brugmann(Supervisora de Projetos), Sabrine Datsch, Letícia Rodrigues Vieira e Guilherme José Favaretto (Consultores de Projetos), representando a Interact. Da parte da administração municipal, estiveram presentes Elisângela Hoss de Souza (Secretária da Administração), Luís Antônio Schneiders (Coordenador de TI), Ivan Luís Suptitz (Analista de Sistemas), Peterson Käfer (Técnico em informática) e Marcelo de Aguiar Mendes (Técnico em informática).

 

  • Fonte: Interact
  • Foto: Interact
  • 24 de agosto de 2021