Jovens do Pescar da Procempa conversam com empresários do setor na Assespro-RS

Dezenas de jovens participantes do Projeto Pescar da Procempa tiveram a oportunidade de conversar com empresários do setor de TI na tarde desta terça-feira (19) na sede da Assespro-RS e também puderam conhecer em detalhes a realidade do mercado de trabalho. Eles foram recebidos pelo presidente da Assespro-RS, Julio Ferst, pelo diretor da Advanced IT, Márcio Miorelli, e pelo diretor da MGS Imagem e Informação, Marcelo Streck.

Julio destacou o papel preponderante que a tecnologia tem na vida das pessoas e no funcionamento das empresas e ressaltou a necessidade de estudo e dedicação por parte dos jovens. “Meu papel é dizer que não existe mais vida fora da tecnologia. Se alguém não estiver envolvido em ambientes tecnológicos não vive mais neste mundo”, disse.

Em seguida, o diretor da Advanced IT, Márcio Miorelli, apresentou a história da sua empresa e falou sobre o mercado de tecnologia e a empregabilidade no setor. O empresário lembrou a constante falta de profissionais qualificados para suprir as demandas geradas nas empresas e destacou atributos essenciais para a empregabilidade, como empatia, otimismo, disponibilidade, respeito e relacionamento.

Por fim, o diretor da MGS Imagem e Informação, Marcelo Streck, que também é VP de planejamento e governança da Assespro-RS, contou sua história de vida, quando se matriculou em curso de programação quando jovem e hoje tem uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado. “Para mim, abriu-se uma oportunidade, assim como para vocês. E a vida é feita de oportunidades. O trabalho de vocês agora é se preparar”, comentou.