LGPD, governança e riscos é debatido pelo Grupo de Segurança e Privacidade de Dados

Integrantes do Grupo de Segurança e Privacidade de Dados da Assespro-RS debateram sobre LGPD, governança e riscos nesta segunda-feira (19) junto ao advogado, professor e árbitro especializado em direito digital e proteção de dados, Dr. Rony Vainzof.

Vainzof apresentou definições de governança, sua relação com o conselho de administração, responsabilização e prestação de contas (accountability). Falou ainda dos aspectos de segurança, destacando a existência do fator humano nessas questões, e também sobre o conceito de violação de dados pessoais e o tratamento irregular desse dado. 

O advogado destacou uma pesquisa mostrando o impacto dos 25 fatores principais no prejuízo total médio de um vazamento de dados. Entre eles, testes de resposta a incidentes, continuidade dos negócios e formação da equipe de RI são os que mais reduzem o prejuízo. Em contraste, sistemas de segurança complexos, migração para a nuvem e escassez de especialistas em segurança são os que mais aumentam o prejuízo. 

Ao final, respondeu dúvidas dos participantes, entre elas, uma que questionava sobre a possibilidade de comercialização dos próprios dados, medida considerada legítima pela legislação. 

Recomendação do encontro: Livro Data Protection Officer (encarregado)
Autores: Renato Opice Blum, Rony Vainzof , Henrique Fabretti Moraes


Sobre o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados

Coordenado pelo ex-presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados busca ser a referência de profissionais em LGPD no Rio Grande do Sul. Por meio de reuniões mensais, atua no compartilhamento do conhecimento através de workshop, seminários, congressos, palestras e cursos.

O Grupo é aberto a qualquer pessoa, que deve contribuir com um valor semestral. Para membros de empresas associadas da Assespro-RS, o valor é reduzido em 50%.

A inscrição pode ser feita pela ficha de adesão disponível neste link: www.assespro-rs.org.br/segurancaeprivacidade.

 

  • Vicente Medeiros
  • 21 de julho de 2021