Mais de 1,3 mil bolsas de estudo em TI são abertas em projeto mantido por 40 empresas

Entre as mantenedoras, estão das tradicionais Randon e Gerdau até as nativas digitais, como a Zallpy

Mais de 1,3 mil vagas estão abertas para formação gratuita em tecnologia da informação (TI). São aulas online, direcionadas a qualquer pessoa com mais de 15 anos. O projeto é do movimento não governamental e sem fins lucrativos +praTi, mantido por mais de 40 empresas. Entre elas, estão das tradicionais Randon e Gerdau até as nativas digitais, como a Zallpy. 

Não é a primeira edição do programa. Até agora, cem participantes foram empregados pelas empresas mantenedoras do +praTi, disse o líder do Comitê de Produto, Gediel Luchetta, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha (ouça a íntegra no final da coluna).  

O foco é capacitar jovens e adultos para ingressarem no mercado de TI, mas também aprimorar quem já trabalha na área. As áreas de formação são:

Desenvolvimento Front-End: Do Zero ao Primeiro Site – ensina a fazer páginas na web

Informática profissional – para quem tem pouco conhecimento e deseja aprimorar as habilidades e o currículo

Introdução à programação – ensina códigos para ingresso em profissões de tecnologia da informação, o que é obrigatório para avançar em Java

Desenvolvedor Java – foco total em programação 

As inscrições para as bolsas podem ser feitas no site do projeto +praTi, que, no entanto, tem apresentado instabilidade. Para acompanhar as aulas, é preciso ter um computador. 

 

  • Fonte: GZH – Giane Guerra
  • Imagem: Freepik
  • 13 de julho de 2022