Pela inovação tecnológica, pela liderança e pelos interesses dos cidadãos

A inovação é um dos ideais do nosso século e hoje já enxergamos os benefícios que ela nos proporciona: mais proximidade entre as pessoas, mais eficiência e eficácia às organizações, novas possibilidades de trabalho e renda, mais qualidade de vida para a sociedade. A inovação, no fundo, é o progresso em seu sentido mais humano.

É em defesa da inovação e da sua inerente vantagem aos cidadãos porto-alegrenses que nós da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação do Rio Grande do Sul (Assespro-RS), entidade fundada em 1979, viemos à público para apoiar nossa associada PROCEMPA e sua atual Diretora-Presidente, Letícia Batistela, diante da recomendação feita
pelo Ministério Público e pelo Ministério Público de Contas.

A PROCEMPA é associada da Assespro-RS há 22 anos, com participação ativa em sua diretoria, discutindo a melhoria dos serviços públicos através do uso de tecnologias modernas e de resultados, assim como outras empresas públicas que também integram o quadro associativo, como Banrisul e Procergs. Acreditamos que essa interconexão entre empresas públicas, empresas privadas, entidades de classe, parques tecnológicos, poder público, entre outros atores, seja vital para a constituição de um ecossistema de inovação cujo principal beneficiário é o cidadão.

Destacamos também que, entre os anos de 2015 e 2016, a presidência da Assespro-RS foi desempenhada pela Dra. Letícia Batistela, em uma gestão conduzida de forma ética, transparente e inspiradora para o setor de tecnologia gaúcho e que muito nos orgulhou. A partir de então, não houve mais vínculo formal entre Dra. Letícia e a Assespro-RS. Nesse período, contudo, trabalhamos fortemente no aprimoramento de profissionais e participamos ativamente de causas públicas em benefício de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, levamos estes avanços a nível federal, através de nossa Federação ASSESPRO, como contribuição também para todo Brasil.

Nosso trabalho na Assespro-RS sempre foi calcado em estimular as empresas (privadas e públicas) a investirem mais e melhor em inovação, consolidar a cultura inovadora nas suas áreas de atuação e fortalecer a parceria estratégica entre o governo, academia, setor privado e sociedade. Enxergamos que o desenvolvimento de uma cidade, estado ou nação requer políticas de Estado, de longo prazo, em educação e inovação, e uma estratégia de fortalecimento da capacidade produtiva.

Para a tecnologia e inovação, não existem bandeiras. O que existe é melhorias às pessoas, seja na saúde, no transporte, na segurança, na educação. Assim, apoiamos o desenvolvimento de empresas fortes, modernas e eficientes, sejam públicas, sejam privadas, pois os efeitos da tecnologia transcendem quem a desenvolve: trata-se de uma vantagem coletiva e que precisa ser defendida. Nesse sentido, é imprescindível o trabalho de lideranças comprometidas com uma gestão correta e eficiente, que coloque os interesses dos cidadãos acima de qualquer coisa.

É essa liderança que queremos para nossa associada PROCEMPA e é essa liderança que enxergamos em nossa ex-presidente Dra. Letícia Batistela. Usem este conhecimento, apoiem a modernização, fortaleçam e exijam serviços de qualidade para obtermos uma cidade protagonista na aplicação da tecnologia.

Com nosso apoio,

Julio Cesar Ferst
Diretor Presidente

 

07 de outubro de 2021