Pesquisa aponta investimento maior em cibersegurança nos próximos anos

De acordo com a pesquisa “Global Digital Trust Insights Survey”, de cada 10 empresas no Brasil, 8 declaram que investirão em cibersegurança. 

Os crimes virtuais nunca foram tão abordados como atualmente nas empresas. Muito disso se deve às consequências da alta exposição digital e das obrigações determinadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que impõe que as organizações adotem novas medidas diante do uso de dados pessoais e sensíveis dos titulares de dados. 

Para Fabrizio Alves, CEO da Vantix, empresa de soluções para segurança, proteção de dados e privacidade, “quando uma startup está adequada à LGPD, ela tem mais chances de se manter ativa, porque ganha a confiança de seus clientes e dos investidores”. 

No entanto, muitas startups ainda estão distantes de cumprirem com os requisitos legais e terem uma cultura forte de segurança digital. 

Na avaliação do CEO, “a falta de compreensão de como os ciberataques ocorrem e como se defender causam exposição, vazamento de dados ou a indisponibilidade dos serviços, afetando seriamente a confiança do mercado na empresa. Então, dependendo da extensão do dano, pode até quebrar uma startup”.

Infraestrutura de TI e ciberataques

No universo da segurança da informação, existem plataformas que auxiliam no monitoramento de toda a infraestrutura de TI e contra ciberataques.

O Centro de Operações de Segurança (SOC) é uma das opções disponíveis no mercado que visa reduzir consideravelmente os riscos de ameaças à segurança dos dados.

O SOC é focado principalmente em monitorar e correlacionar eventos de segurança de diversas fontes simultaneamente para identificar um possível ataque em andamento. Caso confirmado, gera um conjunto de ações de resposta e mitigação automáticas”, explica Fabrizio.

Toda startup precisa ter cautela com os dados dos clientes e empresas, segundo ele. Fabrizio ainda reforça que “tratar de segurança exige um grau de especialização, ferramentas e processos bastante diverso e intenso de capital. Conjugar os talentos, tecnologia e processos de inteligência adequados é um grande desafio”. 

 

  • Fonte: LGPDBrasil.com.br
  • Imagem: Freepik
  • 20 de janeiro de 2023