Pesquisa revela que 90% dos brasileiros usam biometria para autenticação

Em pesquisa da Visa em parceria com a AYTM Market Research, foi apontado que boa parte dos brasileiros consumidores da tecnologia atual, se adequaram a autenticação por biometria ao invés das senhas alfanuméricas padrões, cerca de 90% da população adere ao uso de tal sistema.

A pesquisa confirma o interesse da população em adotar novos tipos de tecnologias e o quanto a modernidade é essencial para os meios digitais, especificamente para as senhas eletrônicas, na pesquisa, os participantes afirmaram que o uso da tecnologia é mais rápida que digitar uma senha, ou seja, sua praticidade em outras palavras é ‘’perfeita’’, além do mais, destacaram que o uso de biometria ajuda eliminar a necessidade de lembrar de varias senhas de acesso em aplicativos.

Com isso, destaca-se que vários setores da indústria estão adequando suas tecnologias para esse novo método de acesso, o que demonstra um interesse crescente e oportunidades.

Reconhecimento Facial

Destaca-se o método tecnológico muito utilizado atualmente é o reconhecimento Facial, o método é capaz de utilizar centenas de pontos no rosto de uma pessoa como chave de segurança, tal tecnologia é muito comum em Smartphones, quando por exemplo acessamos o dispositivo e alguns aplicativos.

Segundo Maria Cristina Diez, Engenheira de Softwares e Diretora-Comercial da MOST ‘’ Essa tecnologia compara o rosto do usuário com a imagem do documento e caso exista semelhança em pontos faciais, por si só, a tecnologia entende que se trata da mesma pessoa. Além disso, esse método também é capaz de perceber se a pessoa está viva ou se a imagem não se trata de uma foto. Essa é uma barreira e tanto contra usuários que utilizam dados de terceiros de forma indevida”, explica.

Por fim, destaca-se também na pesquisa da empresa AYTM Market Reserach, que quase metade dos brasileiros pesquisados, afirmam que a biometria é mais segura do que as senhas.

 

  • Fonte: LGPDNews.com
  • Imagem: Freepik
  • 24 de novembro de 2022