Porto Alegre pronta para receber o South Summit

O South Summit Brasil, um dos maiores eventos internacionais de inovação e tecnologia, começa nesta quarta-feira, 4, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Até sexta-feira, 6, a Capital receberá milhares de pessoas em busca de oportunidades de negócios. Nos três dias de evento, serão mais de 400 palestrantes e 50 finalistas escolhidos entre os mil projetos inscritos para o Startup Competition. Confira aqui a programação.

Esta é a primeira vez que o South Summit acontece fora da Europa. Segundo a organização, a escolha de Porto Alegre se deu pelo seu ecossistema de inovação, que conta com grandes parques tecnológicos e mais de mil startups. Entre os speakers de renome confirmados estão Guilherme Benchimol, Founder da XP Inc; Christopher Gavigan, Cofounder e CEO da The Honest Company; e Andre Street – Founder da Stone.

“Porto Alegre se preparou com muita intensidade para receber o South Summit, que chega para consolidar a vocação à inovação da nossa capital. Será um encontro que deixará legado de desenvolvimento e geração de oportunidades concretas para negócios, empregos e investimentos, pois coloca nossa cidade no mapa mundial” – Prefeito Sebastião Melo.

Entre os mais de 400 palestrantes, estão o prefeito – que participa nos três dias do evento -, o vice-prefeito Ricardo Gomes, os secretários municipais de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho; Fazenda, Rodrigo Fantinel; e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone; e a presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), Letícia Batistela.

Confira abaixo os preparativos e ações da prefeitura para o evento:

Zeladoria – Para deixar a cidade mais bonita e atrativa, as equipes de capina, roçada e pintura de meio-fio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estão escaladas para atender as regiões que receberão maior movimentação de pessoas. As avenidas Mauá, Farrapos e dos Estados já receberam os serviços. A avenida Severo Dullius e os entornos da rodoviária e da avenida Beira-Rio estão no planejamento. Os trabalhos também foram executados em toda a área do Cais Mauá, com lavagem dos galpões, limpeza e roçada. A equipe fará um reforço na segunda-feira, 2, conforme o cronograma de atendimento do DMLU para apoiar a realização do evento.

Segurança – Sessenta agentes da Guarda Municipal, divididos em mais de 20 viaturas, estarão ampliando a segurança do público e dos armazéns. A guarnição ainda contará com um posto avançado no local. Além do sistema de câmeras, um drone será utilizado para aumentar a vigilância do espaço. Prefeitura, Estado e União atuarão em conjunto para garantir a segurança do encontro e demais eventos programados no calendário municipal.

Trânsito e transporte – Durante os dias do evento, a faixa exclusiva de ônibus das avenidas Mauá e Presidente João Goulart será compartilhada com os demais veículos. Na avenida Presidente João Goulart, nas proximidades da entrada principal do Cais Embarcadero, haverá um ponto de táxi, no sentido Centro/bairro, assim como áreas de embarque e desembarque para aplicativos e veículos particulares nos dois sentidos da via.

Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão monitorar a circulação e orientar os motoristas para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo twitter @EPTC_POA.

Também haverá liberação do estacionamento do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho para o público do evento. A administração é do consórcio Gam3 Parks.

Turismo – Os visitantes poderão conhecer um pouco da Capital nas duas linhas turismo que estarão operando durante o South Summit. Outra opção de passeio serão as visitas guiadas ao Mercado Público. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) promoveu um seminário em março para chamar a atenção e preparar os operadores de turismo receptivo para o evento, além de material promocional da cidade.

Para receber os participantes e mostrar potencial de Porto Alegre a possíveis investidores, a prefeitura produziu cerca de 400 placas e banners de divulgação distribuídas pela cidade.

Tecnologia –  A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) disponibilizará ao South Sumnit saída para internet cabeada através de links redundantes, formando um anel ótico. Disponibilizará também conexão por fibras aos fornecedores terceirizados que entregarão internet cabeada para as estantes e serviços, bem como aos pontos de wi-fi do evento.

Sobre o South Summit – South Summit é o principal encontro de conexão entre startups, empresas e fundos de investimento globais. Realizado desde 2012 em Madrid, na Espanha, é reconhecido como uma plataforma global de inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema empresarial. Sozinho, já movimentou cerca de US$ 8,8 bilhões em investimentos. Sua última edição reuniu mais de 20 mil participantes e mais de 8 mil empresários.

South Summit Brasil em números

  • 400 speakers
  • 12 mil metros quadrados
  • 30 patrocinadores
  • mais de 1.000 startups de 76 países
  • 50 finalistas
  • 90 fundos de investimento

 

  • Fonte: Prefeitura.poa.br – Texto: Lissandra Mendonça;  Edição: Andrea Brasil
  • Imagem:  Pedro Piegas/PMPA
  • 03 de maio de 2022