Procempa lança edital visando parceiros estratégicos para sistema de videomonitoramento
- Assespro-RS Rio Grande do Sul
- 28 de mai.
- 1 min de leitura
A Procempa lançou nesta quinta-feira, 28, o Edital de Chamamento Público nº 01/2026 para selecionar um parceiro que irá desenvolver e operar, junto com a Companhia, uma plataforma de videomonitoramento urbano e predial com inteligência artificial.
A proposta é reunir câmeras públicas e privadas em um único ambiente, conectando diferentes secretarias e com possibilidade de integração com outros municípios. O sistema prevê reconhecimento facial, leitura de placas, análise de vídeo em tempo real e controle de acesso biométrico.
O novo modelo de monitoramento irá cobrir duas frentes principais: espaços urbanos, com integração ao Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), e prédios públicos, com gestão de acesso e fluxo de pessoas. Câmeras da iniciativa privada também poderão ser incorporadas à rede através de parcerias.
Firmada a parceria, a Procempa exercerá o papel de articuladora institucional junto aos órgãos e empresas envolvidas, auxiliando na coordenação do provimento tecnológico e outras necessidades do acordo. A empresa selecionada irá assumir o investimento em equipamentos, licenciamento de software de IA e execução das instalações de monitoramento.
Organizações interessadas têm até 19 de junho para enviar manifestações de interesse para parcerias@procempa.com.br, com o número do edital e demais dados solicitados no documento.
Texto: Leonardo lob (estagiário) / Supervisão: Jéssica Moraes
Edição: Cristiano Vieira





Comentários