Procempa apresenta novo hub de inteligência artificial

A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) apresentou nesta segunda-feira, 27 de março, durante o Prêmio Inovação Porto Alegre 2022, o Smart Cities AI Hub, novo hub de inteligência artificial voltado para a área pública. Clique aqui para saber mais e colaborar.

Desenvolvido por meio do Procempa Smart Lab em parceria com o Navi – Hub de Inteligência Artificial do Tecnopuc e do Gabinete de Inovação do Programa de Governo Digital de Porto Alegre, o Hub Colaborativo de Inteligência Artificial para a Área Pública visa promover a melhoria contínua de serviços públicos envolvendo inteligência artificial.

Segundo Leticia Batistela, presidente da Procempa, o Hub representa um marco significativo para a transformação tecnológica de Porto Alegre. “Por meio desta parceria, reafirmamos o potencial da nossa cidade em se tornar um modelo de cidade inteligente no mundo todo. Este é um avanço importante em direção ao desenvolvimento de soluções inovadoras que aprimorarão os serviços públicos e a qualidade de vida dos cidadãos, trabalhando junto a ele para desenvolver e melhorar cada tecnologia”, declarou Leticia.

Por meio do uso de redes neurais, o Smart Cities AI Hub é capaz de identificar padrões complexos em imagens, vídeos e outros tipos de dados, permitindo o desenvolvimento de soluções personalizadas para setores como saúde, gestão pública, segurança pública e urbanismo. O hub é colaborativo e permite que os participantes enviem dados para auxiliar no treinamento e aprimoramento dos modelos existentes, bem como proponham novos modelos para serem incluídos como serviço na plataforma.

“Esta iniciativa é um grande avanço em nosso compromisso de promover a inovação e a transformação digital em Porto Alegre. Investindo no desenvolvimento de soluções personalizadas para diferentes setores, o Hub tem tudo o que é preciso para impulsionar o ecossistema de inovação e tecnologia da cidade, com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida da população. Convidamos outras cidades a se juntarem a nós nessa jornada rumo a um futuro mais inteligente e inovador”, disse o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto.

O Smart Cities AI Hub sinaliza um passo em direção à modernização dos serviços públicos e à melhoria da qualidade de vida da população de Porto Alegre. A colaboração entre empresas, universidades e governos permite o desenvolvimento de soluções para enfrentar os desafios dos municípios. Além disso, outras cidades são incentivadas a participar para contribuir com suas experiências e conhecimentos, a fim de avançar no aprimoramento dos serviços públicos e qualidade de vida dos cidadãos.

Para o CEO da Navi, Rodrigo Leal, aceitar o convite para participar do projeto em 2021, quando a tecnologia ainda não estava tão avançada, foi um desafio. “É uma honra fazer parte deste projeto. Estamos entusiasmados, pois é algo que terá um impacto significativo na cidade e na sociedade como um todo”, afirmou Rodrigo.

 

  • Fonte: Procempa.com.br – Murilo Rodrigues (estagiário) / Supervisão: Liana Rigon – Edição: Cristiano Vieira
  • Imagem: Captura de tela (https://smartaihub.procempa.com.br)
  • 07 de abril de 2023