Procuradora do MPT fala sobre diversidade nas relações de trabalho em encontro do Grupo Assespro-RS de Relações Trabalhistas

Os integrantes do Grupo Assespro-RS de Relações Trabalhistas discutiram o tema da diversidade nas relações de trabalho nesta sexta-feira (18) com a participação da procuradora do Ministério Público do Trabalho Dra. Márcia Medeiros de Farias.

A convidada destacou que a diversidade precisa ser um objetivo a ser alcançado pelas empresas e que essa busca deveria refletir a própria diversidade que já existe na sociedade. Além disso, apontou para a importância de ações de conscientização a respeito do assunto e para a necessidade de que essa diversidade seja qualitativa, não uma questão apenas numérica.

Outro assunto discutido foi a “coisificação” das pessoas no ambiente de trabalho ou a situação de trabalhadores invisíveis, como os profissionais de limpeza. Para Márcia, é um tema que precisa ser incluído na noção de diversidade da empresa com sentido de assegurar a identidade de todos aqueles que fazem parte da organização, independentemente da sua função ou forma de contratação.

Assédio moral foi outro tema debatido. Segundo Márcia, trata-se de agressões diárias que se repetem e que vão minando a pessoa no ambiente de trabalho. Geralmente, ocorre um pacto de silêncio em torno da pessoa que é assediada e é fundamental que todos na organização tenham conhecimento disso. No limite, é uma situação que pode levar o indivíduo a cometer suicídio.

“O emprego é nossa identidade. Em todos os locais, a primeira pergunta que se faz é nosso nome e a segunda é o que fazemos. É no trabalho em que fazemos amigos, que nos permite ter satisfação, enfim, é onde passamos muito tempo da nossa vida. Se existe toda essa importância da diversidade, há pelo menos uma questão em que não somos diversos: que todos e todas buscamos ser felizes”, concluiu.

Sobre o Grupo de Relações Trabalhistas

Coordenado pela advogada Rosana Takeda, sócia do escritório Gomes & Takeda e VP de finanças e sustentabilidade da Assespro-RS, o Grupo tem o propósito de apontar e debater temas que envolvem as relações trabalhistas das empresas para que se minimizem eventuais discussões judiciais futuras e se criem ambientes colaborativos, seguros e com risco trabalhista calculado. 

O Grupo é aberto para empresas associadas da Assespro-RS e também para profissionais de mercado. Para participar, é necessário preencher a ficha de adesão disponível no link http://www.assespro-rs.org.br/relacoes-trabalhistas

 

  • Fonte: Vicente Medeiros
  • Imagem: Freepik
  • 22 de fevereiro de 2022