Programa de Compliance: tecnologia como aliada na adequação de organizações

O termo “Compliance” deriva de uma adaptação do verbo em inglês “to comply” que significa estar de acordo. Nas organizações, o termo se aplica sobre as ações de estar em conformidade com as normas, Leis e regulamentos, nos âmbitos externos ou internos. 

A empresa deve estar de acordo com suas normas e regramentos internos assim como também deve estar em conformidade com as leis federais e obrigações fiscais do país, sendo muito importantes para evitar riscos administrativos que possam gerar custos, sanções ou prejudicar a imagem do negócio. 

Muito utilizado nas empresas, o compliance é um processo que impacta diretamente a gestão da empresa, isso porque é responsável por regulamentar processos internos e transparentes. 

Com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), sancionada em 2018, ganhou ainda mais força no mercado. Estar em compliance também engloba a proteção de dados de seus clientes e a LGPD estabeleceu às organizações que adequassem seus processos internos e investissem em tecnologia para atender às normas da Lei. 

A LGPD impõe regulamentações acerca da coleta, armazenamento, processamento e compartilhamento  de dados de pessoas físicas por empresas. Sendo assim, deve haver consentimento por parte dos clientes na utilização e compartilhamento de seus dados. 

Nesse aspecto, a tecnologia se mostra como uma importante aliada na garantia da segurança das informações tanto dos clientes como das organizações. 

A transformação digital e o grande avanço da tecnologia, o volume de dados compartilhados em uma empresa é enorme. Logo, implantar sistemas de gestão que concentrem todas as informações e estejam de acordo com as políticas de compliance é essencial para que as organizações consigam ser mais eficientes, produtivas e competitivas no mercado. 

Segundo Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia, a implementação do compliance não se restringe somente a normas e procedimentos. Para além disso, é necessário uma mudança na cultura da corporação, ou seja, todos deverão estar comprometidos em seguir o programa de compliance definido para que o processo funcione.

A organização de todos os procedimentos e a administração do grande volume de dados é fundamental. Além disso, automatizar os processos e considerar um software de gestão é de extrema relevância, pois ele é capaz de automatizar e controlar todos os dados integrando-os e centralizando-os, o que possibilita uma agilidade maior na consulta das informações, tomadas de decisões e redução de erros e gastos.

Estar em compliance gera uma série de benefícios para as organizações como eficiência, credibilidade com clientes e competitividade no mercado.  

 

  • Fonte: LGPDBrasil.com.br
  • Imagem: Freepik
  • 18 de março de 2022