RHTI discute RH Estratégico x RH Humanizado

Com o tema RH Estratégico x RH Humanizado, o Grupo RHTI da Assespro-RS recebeu nesta terça-feira (21) Karina Porto Novo, profissional com mais de 12 anos de experiência em gestão de pessoas, além de ser professora de liderança na Escola Conquer, avaliadora do Top Ser Humano da ABRH-RS e idealizadora do projeto +Empreendedoras, junto à Amcham POA.

Karina falou essencialmente de três temas fundamentais para as organizações: estratégia, cultura e liderança. Sobre estratégia, fez algumas provocações para que o RH participe e influencie esse processo. A respeito da cultura, apresentou um framework para o mapeamento que busca esclarecer uma série de indicadores, como valores dos fundadores, quais comportamentos são valorizados, o que se quer melhorar, entre outros. Por fim, destacou que a liderança é um ato de influência que tem papel fundamental no fortalecimento da cultura e do RH estratégico e humanizado.

“Na minha visão, o RH precisa ser estratégico e humanizado. Não tem como andar separados. Temos que tentar influenciar a estratégia, mas quem cuida das pessoas também somos nós e as lideranças”, destacou.

A convidada também deu algumas dicas de como fortalecer a marca empregadora por meio de coerência e consistência entre crença, prática e discurso, da criação de ações internas, da comunicação interna efetiva e da estratégia de comunicação externa.

“É preciso conectar e ter coerência entre cultura, práticas de RH e práticas de liderança. Não é fácil, mas quando as coisas estão alinhadas, é quando as pessoas se sentem bem, se sentem cuidadas e fortalecidas”, disse.


Sobre o Grupo RHTI

Criado há mais de cinco anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado. Informações e adesão acesse: https://www.assespro-rs.org.br/grupo-de-rh/