RHTI discute saúde mental e bem-estar do profissional de RH

O encontro de fevereiro do Grupo RHTI da Assespro-RS contou com a participação da psicóloga Aline Garziera, que falou nesta terça-feira (15) sobre como os profissionais de RH podem melhorar sua saúde mental, em especial no trabalho.

Aline passou uma série de orientações, como a necessidade de estimular feedbacks construtivos, desenvolver relações saudáveis e criar estratégias de recuperação e promoção da saúde mental… além de recomendar dois livros: O trauma na pandemia do coronavírus, de Joel Birman, e A linguagem das emoções, de Paul Ekman.

“Penso que assim como na clínica sugerimos aos psicólogos que sua base para estar bem para o atendimento seja de supervisão e terapia, o mesmo deveria ocorrer entre os profissionais de RH. Hoje estamos sob alta demanda, retornando de um período complexo, e se não tivermos suporte, nossas emoções ficam sendo postas a prova o tempo todo, pois nem todas as organizações terão um olhar para o RH com mais cuidado, mais empatia, mesmo ganhando espaço estrategicamente”, destacou Aline.

A psicóloga lembrou ainda que saúde mental não é ausência de doença. “Todos vivemos diariamente uma série de emoções e todos são capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio. A saúde mental está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções”, disse.

No fim, para Aline, ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis e reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.


Sobre o Grupo RHTI

Criado há mais de cinco anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

 

  • Fonte: Vicente Medeiros
  • 15 de fevereiro de 2022