RS Innovation Stage: Assespro-RS lança Observatório para a área de TIC no Rio Grande do Sul

Iniciativa deve proporcionar acesso simples e centralizado a dados do setor de Tecnologia da Informação no estado

A manhã no RS Innovation Stage foi de lançamento histórico para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) gaúcho. Observatório Assespro-RS, uma iniciativa da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Rio Grande do Sul (Assespro-RS), traz dados especializados atualizados sobre o setor, dispostos de forma organizada e pública.

O Rio Grande do Sul sempre teve a necessidade de mensurar sobre suas empresas de TIC. O que vocês vão ver é um programa dinâmico, porque vamos acompanhar os dados mês a mês no estado e por região”, justificou Julio Ferst, que é ex-presidente da Assespro-RS, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do RS, atual gestor do Tecnopuc e responsável pela abertura do painel. 

Para o diretor-presidente da Assespro-RS, Marcelo Streck, o observatório é uma entrega para a sociedade civil sobre uma demanda antiga do setor. “É uma moldura do que vem acontecendo há muito tempo no estado. Com dados, fica mais fácil de prever o futuro e de se pensar em políticas públicas acertadas”, explicou. Em sua fala, lembrou que a necessidade de se ter dados fidedignos atualizados foi a motivação maior para a criação do observatório. A iniciativa também foi movida com o intuito de devolver algo para a sociedade de forma a melhorar o ecossistema de TIC no estado.  

Também presente no painel, o vice-presidente da Assespro-RS, Jorge Krug, destacou a importância de o lançamento acontecer em um local do governo, como é o RS Innovation, promovendo a discussão sobre temas úteis ao setor público. “Este trabalho tem o efeito de tracionar o desenvolvimento do estado através da organização de dados”, disse. 

O Observatório Assespro-RS deve ficar disponível ao público no formato de um dashboard interativo, apresentando séries temporais e mapas com dados do setor de TIC no estado. As informações podem ser acessadas filtrando por COREDES (regiões) e cidades. A ferramenta também oferece um comparativo das métricas do RS em relação às nacionais. Na plataforma, estão disponíveis informações como a participação do setor de TIC na economia do RS, a geração de empregos, indicadores de pressão salarial (indicador de “aquecimento” do mercado, com médias salariais das entradas e saídas de pessoas no mercado) e distribuição geográfica de cursos e empregos na área. 

O lançamento teve momento destinado, ainda, à apresentação das funcionalidades da plataforma, conduzida pelo sócio-fundador da empresa Vélos, Guilherme Stein. Segundo ele, o objetivo da iniciativa foi criar um observatório para ser consultado por todas as partes envolvidas: governo, universidades e empresas. Felipe Garcia, professor de Economia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), trouxe sua visão sobre o papel do observatório no mercado de trabalho gaúcho. “Nós precisamos de dados, porque isso nos traz dinamismo e só assim conseguimos pensar em políticas públicas realmente eficientes”, explicou.