Seguro cyber para DPO é discutido pelo Grupo de Proteção e Privacidade de Dados

O encontro de julho do Grupo de Proteção e Privacidade de Dados da Assespro-RS buscou apresentar soluções aos profissionais DPO em relação ao seguro na jornada LGPD. A convidada dessa edição foi Dionice de Almeida, corretora de seguros com quase 30 anos de experiência na área de gestão de riscos e CEO da NV Seguros Digitais.

Ela destacou os desafios da profissão de DPO, como as responsabilidades de participação do processo, a responsabilidade solidária nos casos de vazamento de dados e a falta de aceitação em seguros, e apresentou algumas coberturas existentes no seguro para a profissão de DPO. Entre elas, apontou responsabilidade civil, multas aplicadas a terceiros, custos de defesa, danos morais, corporais e materiais, extravio ou roubo de documentos e despesas de publicidade e restauração de imagem.

“Tenho percebido que o profissional DPO tem vindo com muitas dúvidas no momento em que incidentes ocorrem, especialmente porque as demais áreas da empresa esperam que ele tenha todas as respostas para essas circunstâncias”, destacou.

Dionice comentou que o seguro cyber surgiu em 1995 nos EUA e só chegou ao Brasil em 2012, muito antes da LGPD ser implementada. Além de atender a essa legislação específica, o seguro cyber também se aplica para outras situações, como negociação e resgate, interrupção de rede, perícia forense, entre outras.

Sobre o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados

Coordenado pelo ex-presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, o Grupo Assespro-RS de Segurança e Privacidade de Dados busca ser a referência de profissionais em LGPD no Rio Grande do Sul. Por meio de reuniões mensais, atua no compartilhamento do conhecimento através de workshop, seminários, congressos, palestras e cursos.

O Grupo é aberto a qualquer pessoa, que deve contribuir com um valor semestral. Para membros de empresas associadas da Assespro-RS, o valor é reduzido em 50%. A inscrição pode ser feita pela ficha de adesão disponível neste link: www.assespro-rs.org.br/segurancaeprivacidade.