Seis em cada 10 brasileiros sofreram com vazamento de dados

Um estudo global da IBM sobre privacidade feito em 11 países, incluindo o Brasil, com cerca de 11 mil pessoas, indica que as pessoas estão insatisfeitas com a maneira com que muitas empresas lidam com suas informações: 96% dos consumidores pesquisados no Brasil concordam que as organizações devem fazer mais para protegê-los.

“Empresas que coletam, armazenam, gerenciam ou processam dados têm a obrigação de tratá-los com responsabilidade e a Lei Geral de Proteção de Dados assegurará isso. Por isso, é importante que as organizações comecem a se preparar o quanto antes e concentrem seus esforços na segurança e privacidade”, afirma o líder de cibersegurança da IBM Brasil, João Rocha.

Ainda segundo o levantamento, 6 em cada 10 brasileiros relataram que sofreram com vazamento de dados ou conhecem alguém tenha passado pela situação. No Brasil, 5 em cada 10 consumidores sabem que suas informações são sempre, ou na maioria das vezes, compartilhadas. E 81% dos brasileiros afirmaram ter perdido o controle de como suas informações pessoais são usadas pelas empresas.

A pesquisa, conduzida pelo The Harris Poll e encomendada pela fabricante americana, aponta que consumidores em todo o mundo estão demandando às organizações mais transparência e controle sobre seus dados. Nos demais países onde a pesquisa foi conduzida, mais da metade dos entrevistados concorda com essa afirmação.

Fonte: Convergência Digital

02 de dezembro de 2019