South Summit: Secretaria de Inovação é anunciada e marca da cidade tem lei sancionada

Dois atos marcaram a sétima Reunião da Mesa Diretiva do Pacto Alegre, ocorrida no Corner Stage, na manhã desta sexta-feira, 31, no South Summit Brazil, no Cais Mauá. Um deles foi o anúncio oficial, feito pelo prefeito Sebastião Melo, da transformação do Gabinete de Inovação da gestão municipal em Secretaria de Inovação. A titularidade da pasta seguirá com o secretário Luiz Carlos Pinto.

“A inovação é um caminho sem volta e é uma das prioridades da nossa gestão, porque é pela inovação que vamos construir uma vida melhor em Porto Alegre. A criação da secretaria vai dar condições de acelerar projetos de transformação social e criar soluções para serviços e desafios reais da cidade” – Prefeio Sebastião Melo.

“Porto Alegre vem sendo pioneira há algum tempo em estrutura de inovação. Essa transformação do gabinete em secretaria é uma declaração simbólica. Mostra que a prefeitura trata o tema como prioridade e tem a inovação como estratégia central”, afirma Pinto.

No mesmo evento, o prefeito sancionou, de forma digital, o projeto de lei que institui a Marca POA como símbolo da Capital. A Câmara Municipal havia aprovado o texto sobre o tema em dezembro. A marca foi escolhida via consulta pública, na qual participaram mais de 10 mil pessoas, que avaliou e definiu o símbolo que melhor representa a cidade. Agora, com o projeto sancionado, a marca torna-se um patrimônio da cidade.

“É importante ressaltar que essa não é uma marca de governo, é do município e seguirá adiante independentemente do governo em vigor na prefeitura”, destacou Melo.

Secretário de Comunicação, Luiz Otávio Prates, também falou sobre o processo de elaboração da marca. “Foi um projeto construído coletivamente, com ajuda da sociedade civil e no qual a prefeitura se incorporou. Ela traduz o que Porto Alegre tem a mostrar. É uma marca agradável, viva e, em breve, estará presente em ambientes instagramáveis pela cidade, de forma descentralizada”, explicou Prates.

 

  • Fonte: Prefeitura.poa.br – Lissandra Mendonça
  • Imagem: Freepik
  • 31 de março de 2023