Tecnologia pode resolver problema da escassez de mão de obra de TI

Levantamento revela que 64% dos executivos de TI veem a falta de habilidades como a barreira de adoção mais significativa para tecnologias emergentes, em comparação com apenas 4% em 2020

Ao longo dos últimos anos, a pressão sobre as organizações para se submeterem à transformação digital cresceu acentuadamente. O mundo dos negócios está se movendo rapidamente para um espaço ‘digital first’, o que levou a um aumento dramático na necessidade de software. Como resultado, a demanda por desenvolvedores atingiu um pico histórico.

Contudo, há uma preocupante escassez de talentos em software para ajudá-las a gerenciar cargas de trabalho, integrar novas tecnologias e inovar processos de negócios. A resposta para esse problema pode estar, veja só, na tecnologia. Soluções baseadas em Low-Code permitem que as empresas possam pivotar rapidamente em relação a custos e tempo de desenvolvimento de aplicações, sobretudo as voltadas para o mercado financeiro.

“Contar com um parceiro especialista no desenvolvimento de soluções Low-Code pode dar às empresas uma maneira de impulsionar a transformação e acelerar a inovação, apesar da lacuna de talentos dos desenvolvedores. Isso ocorre porque, quando se trata de recursos para desenvolvedores, o Low-Code permite que você faça mais com menos”, explica Wagner Martin, VP de Desenvolvimento de Negócios da Veritran.

Escassez de mão de obra qualificada de TI no mercado

De acordo com um balanço realizado pela plataforma que conecta empresas e candidatos Catho no ano passado, houve um crescimento de 17,9% no número de vagas na área de tecnologia no primeiro semestre de 2021 comparado ao mesmo período do ano anterior. Desenvolvedores respondem por quase um terço desse aumento e muitas empresas ainda estão com vagas abertas para essa posição e outras funções.

Além disso, de acordo com o Gartner, 64% dos executivos de TI veem a falta de habilidades como a barreira de adoção mais significativa para tecnologias emergentes, em comparação com apenas 4% em 2020. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscon), o Brasil forma anualmente cerca de 46 mil pessoas na área de tecnologia, mas são abertas uma média de 70 mil vagas por ano.

Embora as estratégias de retenção e recrutamento sejam fundamentais, a tecnologia também oferece uma solução. As empresas podem recorrer à tecnologia Low-Code para ajudar a fechar a lacuna de talentos e dar suporte às equipes de TI sobrecarregadas. A tecnologia Low-Code é uma forma de software que requer quase nenhuma codificação para construir aplicativos, trazendo soluções rápidas e eficientes para mais perto dos usuários e tornando a dificuldade de desenvolver softwares uma coisa do passado.

O desenvolvimento de software convencional requer um conhecimento profundo das linguagens de programação, centenas de horas de treinamento contínuo, processos de implantação e protocolos de teste adequados para garantir que o aplicativo funcione sem problemas.

“Plataformas baseadas em tecnologia Low-Code eliminam muitos desses meandros e fazem o trabalho duro nos bastidores, facilitando a construção de soluções digitais de qualidade, seguras, escaláveis ​​e de alto desempenho com experiências de usuário excepcionais, com o melhor time-to-market e sem a necessidade de codificação manual”, atesta Martin.

Conclusão

A escassez de desenvolvedores de software continuará afetando organizações de todos os tamanhos à medida que tentam acompanhar as mudanças tecnológicas e as demandas dos mercados emergentes. No entanto, você pode aproveitar os benefícios da tecnologia Low-Code para ajudar a lidar com a lacuna de talentos. Devido a esses benefícios, essa tecnologia surge como uma solução para empresas com necessidades digitais que enfrentam a atual escassez de talentos tecnológicos.

Portanto, plataformas de Low-Code são ideais para a integração necessária no ambiente de open banking que estamos vendo atualmente no Brasil. Na economia digital em rápida mudança de hoje, a hora de explorar a tecnologia emergente é agora. E com essas soluções digitais sua empresa estará mais bem preparada para superar esse desafio.

 

  • Fonte: DecisionReport.com.br
  • Imagem: Freepik
  • 27 de junho de 2022