Tecnologias permitiram contratação à distância de 180 mil pessoas

Uma pesquisa da Robert Half concluiu que 64% das empresas ouvidas contrataram pessoas de outras localidades ao longo de 2021 e que 71% consideram contratar talentos de outras regiões para as próximas vagas. Em um contexto, onde o trabalho remoto ou híbrido permite ampliar o alcance de talentos, o RH se volta para tecnologias para otimizar seu papel e agilizar a contratação e a retenção de colaboradores.

Levantamento da IDTech Unico destaca a otimização de tempo e custos com a contratação virtual. Soluções, que iniciaram com assinaturas de contrato de forma eletrônica, hoje são capazes de fazer a admissão 100% digital, integrar outras ferramentas de RH, fazer a gestão de documentos, benefícios e agregar programas de educação e treinamentos. De acordo com a Unico, tais tecnologias já reduziram, somente no primeiro semestre, mais de 235 mil horas de trabalho nos departamentos de recursos humanos.

Em relação aos candidatos, a estimativa é que a economia proporcionada pelo trabalho à distância superou R$ 3 milhões em custos de deslocamento (transporte, gasolina, estacionamento e tempo), considerando que a maioria utiliza transporte público gastando em média R$ 18,48.

Empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, segundo a Unico, foram aqueles que mais avançaram na digitalização de processos de onboarding . Essa parcela contratou no período 31.442 pessoas de maneira 100% digital; o setor de saúde aparece com 14.507 contratações; terceirização de serviços, com 12.416 e financeiro, que no primeiro semestre admitiu 11.793 pessoas.

“Foram 188.287 admissões digitais neste ano, com a vantagem de ter a assinatura eletrônica com captura biométrica, que garante proteção de dados e segurança ao processo. Com essas tecnologias e inovações, o RH ganha mais protagonismo, deixando ser um processo, para se tornar estratégico, olhando realmente para as pessoas e para a cultura da empresa”, destaca Filipe Bertocco, especialista em soluções de RH na Unico.

 

  • Fonte: ITForum.com.br
  • Imagem: Freepik
  • 28 de julho de 2022

NOTÍCIAS RECENTES

Associados

Parceiros

Assessorias