Transformação digital: empresas admitem projetos apenas no papel e falta de dinheiro

Mais da metade – 56% – dos 1000 CIOs (gestores de tecnologia) ouvidos no mundo em pesquisa da provedora global de produtos e serviços de software empresarial, Rimini Street – assume não ter um projeto de transformação digital. Outros 77% admitem que estão apenas na fase de planejamento dos projetos e 56% atualmente não possuem um projeto de transformação digital. Outros 47% acham que o aumento do custo de vida levou à incapacidade de atender às expectativas salariais de funcionários novos e atuais e, como não poderia deixar de ser, 67% desejam reduzir os custos de suporte de aplicações corporativas legadas.

O levantamento, “IT Leaders: The Future Outlook Report 2023”, mostra ainda que a maioria dos líderes de TI querem a transformação digital, mas há sentimentos contraditórios devido à escassez de orçamento, mão de obra e habilidades da equipe de TI. Há também uma ponderação de possíveis riscos de segurança e implementação associados à adoção de tais projetos, conforme observado por 43% dos entrevistados.

O principal fator para fazer investimentos em novas tecnologias em 2023 é se tornar uma organização muito mais flexível, escalável e ágil, com um forte movimento em direção à migração para a nuvem. “Houve uma mudança de comportamento muito grande”, conta Edenize Maron, Diretora Presidente da Rimini Street para a América Latina. “Mas a área de TI está com muita dificuldade de dar vazão a essas demandas. É muito comum áreas de negócio comprarem aplicações cloud sem envolvimento da TI. Só que essas aplicações têm que ser integradas com sistemas existentes”, adiciona.

De acordo com a executiva, orquestrar e integrar todos os sistemas, incluindo o ERP, tornando-os conectados e abertos para receber novas tecnologias é o grande segredo que muda completamente a maneira como as empresas entregam seus produtos e serviços aos clientes. Os executivos também reclamam de estar preso a um contrato já existente de software empresarial (20%) e reclamam da exigência de upgrades desnecessários para resolução de problemas (51%). O estudo completo está aqui.

 

  • Fonte: Convergência Digital
  • Imagem:Image by Freepik
  • 10 de março de 2023