Três empresas recebem certificado do Creative e pagarão 2% de ISS em novembro

A Juntos Somos Mais, a WOW Aceleradora de Startups e a Delta Global Serviços e Tecnologia receberam ontem os certificados de enquadramento do Programa Creative, emitido pela Prefeitura de Porto Alegre. A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. O evento contou com a presença do prefeito Sebastião Melo.
 
O Creative reduz para 2% as alíquotas de Imposto Sobre Serviços (ISS) e foi criado a partir da sanção da Lei de Incentivo à Inovação, em 16 de junho, que estimula o desenvolvimento do setor de inovação e alta tecnologia das empresas que obtiverem enquadramento e aprovação de seus projetos.
 
“Foram nove meses entre a lei começar ser gestada e agora a entrega dos primeiros certificados, um grande esforço de todos. Essas três empresas começarão, a partir de novembro, a recolher 2% ao invés de 5% de ISS, a partir dos seus projetos inovadores apresentados”, comenta o secretário de Inovação de Porto Alegre, Alexandre Borck. No próximo mês, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho assume o cargo.
 
O Creative é voltado a empresas de base tecnológica, negócios e/ou instituições de ciência e tecnologia que estejam desenvolvendo processos, serviços, produtos e atividades inovadoras.
 
Borck comenta que quatro empresas submeteram os projetos e essas três foram aprovadas. Mais cinco estão na fila, esperando as suas iniciativas serem analisadas.
 
Ontem foi apresentado durante o evento o hotsite pelo qual as empresas poderão submeter suas ideias para a obtenção de alíquota de 2% para os serviços a ele relacionados.
 
O processo é deferido pelo colegiado formado pelas secretarias da Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Gabinete de Inovação.
Entre as áreas consideradas estratégicas de alta tecnologia para o Creative estão fabricação e desenvolvimento em sistemas de telecomunicações, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, biotecnologia, nanotecnologia e novos materiais e tecnologias em saúde e em meio ambiente, entre outros.
 
 
  • Fonte: Jornal do Comércio
  • Imagem: Alex Rocha/PMPA
  • 25 de outubro de 2021