UTFPR aposta no SOLIDWORKS para uma educação tecnológica de excelência

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – escolheu o SOLIDWORKS como ferramenta para uso de seus alunos e professores, associando teoria com prática e muita inovação no desenvolvimento de projetos complexos, além de aproximar os estudantes das exigências do mercado atual, no contexto da Indústria 4.0.

O projeto, que teve condução da SKA, envolveu a aquisição de 5 mil licenças do SOLIDWORKS, em um modelo especial praticado somente para instituições de ensino. Conforme o chefe do departamento de Mecânica da Universidade, Laercio Javarez Junior, o software vem ajudando muito no propósito que a UTFPR estabeleceu de desenvolver a educação tecnológica de excelência, construir e compartilhar o conhecimento voltado à solução dos reais desafios da sociedade.

Durante um bate-papo com a equipe de comunicação da SKA, Javarez Junior contou que, antes do SOLIDWORKS, a instituição utilizava diversos softwares CAD que não eram padronizados entre os campi, isso gerava muitos problemas de convalidação de disciplinas quando alunos faziam transferência, além da incompatibilidade com alguns recursos do SOLIDWORKS com outros programas CAE.

“Como tivemos uma excelente referência do mercado quanto a ferramenta no SOLIDWORKS, optamos por esta solução”, conta o professor. “Além disso, o sistema é compatível com as demais soluções que utilizamos, permite a avaliação dos alunos e a emissão de certificados através de um portal, tudo de forma muito prática e ágil”, completa.

Ele explica, ainda, que não são todos os alunos que se certificam. “Há uma seleção dos melhores para o teste final. Os aprovados nessa avaliação é que alcançam o feito. Isso gera uma competição saudável entre os estudantes. E o SOLIDWORKS é o único que proporciona isso”, acrescenta.

Melhor opção

Outro fator que levou à escolha do SOLIDWORKS, com apoio da SKA, foi o fato de que as principais indústrias da região de Curitiba, onde se localiza a UTFPR, já utilizavam esta tecnologia.

Assim, a Universidade entendeu ser essa ferramenta a melhor opção para que os alunos se preparassem de fato para o mercado. “Muitos dos nossos estudantes já fazem estágios nessas empresas, ou seja, eles mesmos trouxeram a necessidade do aprendizado com o software”, detalha Laercio Javarez Júnior.

Capacitação para alcançar a excelência

Além de adquirir as 5 mil licenças educacionais do SOLIDWORKS, praticado somente para instituições de ensino, a UTFPR também contou com a parceria da SKA na implantação do software para realizar mais de 40 cursos e treinamentos na tecnologia adotada, trazendo ainda mais conhecimento e qualificação dos professores para as aplicações diárias do software no ensino da Universidade.

“Do total de licenças, mais de 3 mil já estão sendo utilizadas, e essa parceria com a SKA tem sido de grande valia para todos nós. Os treinamentos recebidos, por exemplo, foram essenciais, especialmente para professores, que não utilizavam o SOLIDWORKS anteriormente. Foi dessa forma que conseguimos passar o ano de 2022 já com todas as aulas niveladas nessa tecnologia”, comemora o professor.

Carro-chefe

Carro-chefe das Engenharias da UTFPR, hoje o SOLIDWORKS impacta em mais de 10 cursos da instituição. Segundo Laercio Javarez Júnior, o software é um dos grandes recursos da preparação dos alunos para o mercado presente e futuro, tanto para alunos que atuarão na região, quanto em outros locais do país e do mundo, uma vez que a tecnologia é uma referência global.

Para a SKA, potencializar a educação é um objetivo constante, e esse case com a UTFPR é um dos grandes orgulhos dessa trilha de atuação. Com a tecnologia de fabricantes líderes em seus mercados, buscamos proporcionar cada vez mais qualificação, inovação e transformação à indústria e à sociedade, evoluindo práticas, métodos e mercados para a obtenção de ganhos para todos os lados.

Fazemos isso com a experiência de quem tem mais de 30 anos de história, entregando muito mais do que softwares, soluções para resolver demandas das mais diversas indústrias, o que nos levou a conquistar e obter o respaldo dos mais de 5 mil clientes que atendemos em todo o país.