Avaliação de desempenho é tema do RHTI de outubro

Coordenador da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional da GOVBR, empresa que desenvolve e fornece software para gestão pública municipal, Carlos Justin apresentou como é feito o processo de avaliação de desempenho da empresa no encontro do Grupo RHTI da Assespro-RS realizado nesta quinta-feira (22). O bate-papo foi mediado pela coordenadora do Grupo, Thaís Garziera.

Carlos explicou que a gestão de desempenho é realizada a partir de um modelo de análise baseado em quatro competências: foco no resultado, visão do cliente, visão sistêmica e gestão de mudança. Para cada um, são avaliados comportamentos específicos dos colaboradores. 

Inicialmente, a avaliação é feita por um gestor, seguida pela validação de um comitê, pela etapa de feedback, pela apresentação do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e, finalmente, pelo acompanhamento do PDI. “O objetivo é que o colaborador saia do processo entendendo quais são seus gaps, quais seus potenciais e como vai trabalhar seu desenvolvimento”, destacou Carlos.

A avaliação é realizada anualmente com centenas de colaboradores. Entre eles, como destacou o gestor, alguns novos na empresa e outros com 15, 20 e até 40 anos “de casa”. “Optei por cuidar do desenvolvimento das pessoas. Acredito ser melhor acompanhar a evolução individual de cada um do que fazer mais avaliações por ano”, disse.

Carlos apresentou ainda uma ferramenta em que a avaliação é realizada, que confere transparência ao processo e permite acompanhar todos os feedback. “Para mim, o caminho é o desenvolvimento das pessoas. Tenho uma filosofia de construção”, concluiu.

Sobre o Grupo RHTI

Criado há quatro anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

 

Fonte: Vicente Medeiros

26 de outubro de 2020