RHTI completa 6 anos e debate “carreira tech”

O Grupo RHTI da Assespro-RS está completando seis anos de atividades ininterruptas. São mais de 40 empresas associadas que participam dessa iniciativa inédita, formando um universo que representa mais de 3,4 mil profissionais em atuação em empresas de tecnologia no Rio Grande do Sul.

Por essa razão, a edição de julho tratou do tema “Carreira Tech: contratações de milhões”, com a participação de Caroline Ribeiro, Partner da O2B Contabilidade, Karolyni Santos, sócia cofundadora da Digital Office Serviços BPO, e Eduardo Santos, CEO da O2B Contabilidade.

No encontro, foram apresentadas as particularidades de uma contratação CLT e PJ, incluindo as vantagens e riscos de cada, e também as nomenclaturas e hierarquias segundo a Classificação Brasileiras de Ocupações. Na contratação PJ, foram destacados os principais critérios que podem levar à judicialização da relação, como pessoalidade, não eventualidade, subordinação e onerosidade.

“O mercado de TI está ‘pejotizado’. As pessoas, geralmente profissionais mais robustos, querem ser PJ porque preferem ter mais liquidez. Além disso, o mercado é bastante conectado e isso faz com que o risco de judicializações seja menor”, destacou Eduardo.

A Reforma Trabalhista teve papel relevante nesse cenário. Antes dela, não era permitido contratar outra empresa para realizar a atividade fim e após a reforma isso mudou. Segundo os convidados, essa mudança impactou na redução das fiscalizações do Ministério do Trabalho que, junto aos riscos de processos trabalhistas por parte dos profissionais e dos sindicatos, constituem o grande cenário que pode prejudicar o empreendedor nesse sentido.


Sobre o Grupo RHTI

Criado há seis anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

Para participar do Grupo RHTI, as empresas podem enviar suas fichas de adesão para assespro@assespro-rs.org.br – Preencha a Ficha do link: https://www.assespro-rs.org.br/grupo-de-rh/