RHTI de abril explora o tema das conversas difíceis no RH

Em abril, o Grupo RHTI da Assespro-RS promoveu mais uma edição virtual nesta terça-feira (19), dessa vez, para explorar o tema das conversas difíceis no RH. Para falar sobre o assunto, participou Carolina Scheid, executiva e consultora de gestão de pessoas com mais de 23 anos de atuação.

Carolina percorreu diferentes perspectivas para auxiliar na ampliação de consciência dos participantes sobre o assunto, resgatando princípios do estoicismo, da antroposofia e oferecendo diretrizes abrangentes para oferecer maior segurança em momentos sensíveis como esses. Destacou também alguns prós e contras do tema, a armadilha de se pensar excessivamente no cenário e que também há a possibilidade de não haver essa conversa.

“O mais difícil é entender o pedido que está expresso por trás daquela fala, em que pode haver uma dor ou algo que não está sendo atendido. Possivelmente, é difícil para os dois participantes e no fim o que fica é o sentimento”, destacou Carolina.

A executiva indicou ainda algumas orientações para facilitar esse momento, como pedir ajuda para se organizar previamente, ensaiar a abordagem, ter presente qual o objetivo da conversa e por que a qualificou como difícil e não levar suposições para abrir o diálogo. “Acessar o sentimento pode ser mais eficaz do que esmiuçar o assunto”, disse. “O objetivo não pode ser identificar uma pessoa vencedora. Para além do certo e do errado, existe um campo, e lá que nos encontraremos”, concluiu.

Sobre o Grupo RHTI

Criado há mais de cinco anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

 

  • Fonte: Vicente Reis Medeiros
  • 20 de abril de 2022