Segurança Psicológica é tema do RHTI de outubro

Em outubro, os participantes do RHTI aprofundaram o tema da segurança psicológica com a apresentação Janice Steffen, Psicóloga Organizacional e do Trabalho, analista de RH na CIGAM; e Kelly Mattos, Psicóloga Organizacional, Certificada em Segurança Psicológica e RH no Grupo Insoft4.

De início, o grupo construiu um entendimento coletivo sobre o que é um ambiente psicologicamente seguro, em que surgiram elementos como confiança, transparência, autenticidade, entre outros.

Em seguida, as convidadas falaram de como o medo age no cérebro e apresentaram uma definição de segurança psicológica: um clima em que as pessoas estão à vontade para se expressar e serem elas mesmas, sentindo-se à vontade para compartilhar preocupações e erros sem medo de constrangimento ou represálias.

Elas apresentaram também recursos para se mensurar e aplicar a segurança psicológica no ambiente de trabalho e destacaram os quatro estágios da segurança psicológica, que incluem segurança de inclusão, segurança do aprendiz, segurança do colaborador e segurança do desafiador.

Nesse contexto, falaram também sobre o papel da vulnerabilidade e da comunicação, a necessidade de uma cultura do ouvir e a segurança psicológica como diferencial competitivo.

 


Criado há seis anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais de RHs para tratar de discussões sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas.

Formato

Encontros mensais,
Terceiras terças-feiras de cada mês.
Das 9h às 10h30 na modalidade online

Faça sua adesão AQUI e participe dos próximos encontros!