Vantagens do compliance trabalhista é tema do Grupo Assespro-RS de Relações Trabalhistas

A advogada Alessandra Lucchese, sócia da Becker Direito Empresarial, especialista em Direito do Trabalho, Direito Econômico, Governança e Gestão de Risco, foi a convidada da edição de maio do Grupo Assespro-RS de Relações Trabalhistas que debateu nesta quinta-feira (26) a aplicabilidade do compliance trabalhista no dia a dia das empresas. O encontro foi mediado pela coordenadora do grupo, a advogada Rosana Takeda, sócia do escritório Gomes & Takeda e VP de finanças e sustentabilidade da Assespro-RS.

Alessandra destacou que um programa de compliance não é exclusivo para grandes empresas ou multinacionais, tampouco custa caro, e apontou seis razões para ter um programa de compliance em todas as empresas, segundo diretrizes do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). São eles:

  1. Prevenção de riscos,
  2. Identificação antecipada de problemas,
  3. Reconhecimento de ilicitudes em outras organizações,
  4. Benefício reputacional,
  5. Conscientização dos funcionários e
  6. Redução de custos e contingências.

“Na prática, já se tem medido há mais de quinze anos as inúmeras vantagens dos programas de compliance pelo mundo. E uma delas informa que 43% das fraudes são descobertas através de denúncia. Pela nossa experiência, a empresa com canal de denúncia sólida tende a ter menos fraude apenas pela existência do canal de denúncia”, observou.

A advogada também apresentou uma série de fundamentos para a criação de um programa de compliance trabalhista nas organizações, que inclui mapeamento dos processos, monitoramento e treinamento, comunicação, canal de denúncias e investigações e diversidade e inclusão.


Sobre o Grupo de Relações Trabalhistas

Coordenado pela advogada Rosana Takeda, sócia do escritório Gomes & Takeda e VP de finanças e sustentabilidade da Assespro-RS, o Grupo tem o propósito de apontar e debater temas que envolvem as relações trabalhistas das empresas para que se minimizem eventuais discussões judiciais futuras e se criem ambientes colaborativos, seguros e com risco trabalhista calculado. 

O Grupo é aberto para empresas associadas da Assespro-RS e também para profissionais de mercado. Para participar, é necessário preencher a ficha de adesão disponível no link http://www.assespro-rs.org.br/relacoes-trabalhistas