Encontro de abril do RHTI oferece orientações para comunicação escrita nas empresas

O encontro de abril do Grupo RHTI contou com a participação de Fabiana Becker, sócia da FALE Consultoras Comunicação Interna e Endomarketing, que tratou sobre o tema “Os 7 Cs das mensagens escritas”, com orientações relevantes para os profissionais de RH melhorarem seus processos de comunicação nas organizações.

Os 7 Cs incluem os seguintes elementos: clareza (usar linguagem clara), curiosidade (escrever de modo a captar a atenção do receptor), concisão (ser o mais breve possível, com palavras, parágrafos, textos curtos), correção (não cometer erros), compreensibilidade (ser claro aos olhos do receptor), confiança e convicção (a mensagem deve ser credível) e cortesia (usar amortecedores para introduzir conteúdos).

“O que espero que a outra pessoa faça, pense ou sinta a partir da minha comunicação escrita?”, questionou Fabiana.

A convidada também dividiu orientações para aumentar a eficácia na elaboração de e-mails, como o preenchimento adequado do campo “assunto”, escrever de forma concisa, estabelecer prazos, atentar para o uso de acrônimos e usar a cópia oculta com a finalidade correta, e passou dicas gramaticais relevantes para o dia a dia da comunicação nas organizações.

“O significado da sua comunicação é a resposta que você obtém. Se minha comunicação não está funcionando, quem é responsável sou eu. Isso faz com que eu adéque minhas palavras e toda a minha comunicação com aquilo que quero que o outro entenda”, destacou e concluiu Fabiana.

 


Sobre o Grupo RHTI

Criado há seis anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais de RHs para tratar de discussões sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas.

Quem pode participar?

  • Profissionais de RH (Pessoa física)
  • Profissionais de RH (Através de empresas)

Formato

  • Encontros mensais,
  • Terceiras terças-feiras de cada mês.
  • Das 9h às 10h30 na modalidade online

Faça a adesão AQUI e participe dos próximos encontros!