O papel do ESG nas organizações é tema do RHTI de agosto

O encontro do RHTI de agosto contou com a participação de Camila Luconi Viana, mestre em Gestão e Negócios pela Unisinos e especialista em Cooperativismo (Unisinos), Sustentabilidade (FGV) e Finanças (FGV), que falou nesta terça-feira (15) sobre o tema “Muito além da tecnologia: o papel do ESG nas organizações”.

Camila sensibilizou para as problemáticas causadas no atual sistema econômico, como desperdício de alimento, queimadas, pessoas em condição de trabalho escravo, e chamou a atenção para o fato de que as 26 pessoas mais ricas têm a mesma riqueza que 3,8 bilhões de pessoas.

Em seguida, destacou que ESG (ou ASG, de Ambiental, Social e Governamental), são critérios de conduta ligados à sustentabilidade das empresas, visando, principalmente, os impactos dos negócios ao meio ambiente e à sociedade como um todo e como estes podem conduzir a riscos financeiros. Ela destacou ainda cinco impactos da tecnologia no meio ambiente: emissão de carbono e gases do efeito estufa, poluição pelos materiais das estruturas dos dispositivos, descarte indevido de tecnologia, gasto de água e gasto de energia, mas que mas há também outro bloco de impactos, que são os impactos sociais da tecnologia. Nesse contexto, identificou a desigualdade digital, o vício em tecnologia, a privacidade e segurança e a desinformação e manipulação.

Camila também apresentou algumas ideias para as áreas de gestão de pessoas das empresas participantes de como engajar a organização em iniciativas voltadas à sustentabilidade. Entre elas, destacou que é possível influenciar a cultura organizacional, priorizar a contratação de talentos alinhados com os valores ESG da empresa, desenvolver treinamentos que eduquem as pessoas para práticas sustentáveis, liderar esforços para garantir que a empresa seja inclusiva e diversificada, oferecer programas de bem-estar que não apenas visem a saúde física, entre outros.

“Os maiores impactos sociais e ambientais são o resultado de escolhas estratégicas fundamentais. Para quê serve minha empresa? O que ela está desenhando para deixar para a sociedade? Essas são as principais perguntas que devemos nos fazer”, concluiu Camila. 

 


Sobre o Grupo RHTI

Criado há seis anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais de RHs para tratar de discussões sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas.

  • Quem pode participar?
  • Profissionais de RH (Pessoa física)
  • Profissionais de RH (Através de empresas)

  • Formato
  • Encontros mensais,
  • Terceiras terças-feiras de cada mês.
  • Das 9h às 10h30 na modalidade online

Faça a adesão AQUI e participe dos próximos encontros!