top of page
AdobeStock_1234211989.jpg

Acontece

Este é o espaço para apresentar o negócio e o que ele tem a oferecer. Defina as qualidades e os valores que.

As raízes do empreendedorismo feminino

É preciso paciência para ver o resultado de algo que se constrói com esforço e dedicação.


Empreender é como cultivar a terra: exige resiliência, cuidado diário e a capacidade de acreditar no invisível - na semente que foi plantada, mas que um dia vai florescer. Venho de uma família de agricultores, e talvez por isso o traballho com a terra tenha me ensinado uma das maiores lições da minha vida: é preciso paciência para ver o resultado de algo que se constrói com esforço e dedicação.


Quando decidi seguir pelo caminho do empreendedorismo, há quase 20 anos, levei comigo esses aprendizados. As dificuldades foram muitas - e continuam sendo. As estações mudam, os ventos sopram em direções inesperadas e nem sempe o solo é fértil. Mas há algo profundamente gratificante em ver um sonho germinar e crescer junto com outras pessoas que acreditam nele.


"Siga com coragem, mesmo quando duvidarem de você".


Hoje, à frente de umas das principais empesas brasileiras de governança e proteção de dados, lembro todos os dias que nenhum empreendimento floresece sozinho. Se no início era o meu sonho que me movia, hoje são vários que me acompanham. Cada pessoa que escolhe caminhar comigo rega com empenho o mesmo propósito.


Empreender como mulher no setor de tecnologia ainda é um ato de coragem. Segundo o Censo da Brasscom do último ano, apenas 34,2% dos profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil são muljheres, e em cargos de diretoria e gerência, essa representatitivdade é praticamente a mesma. A prenseça feminina cresce, mas o desafio de ocupar espaços de liderança e inovação permanece.


Talvez por isso o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino seja tão simbólico. É um lembrete de que, mesmo em solos áridos, as mulheres continuam semeando futuro, inovação e transformação. E que cada conquista é fruto de muito trabalho, persistência e da habilidade de equilibrar tantos papéis ao mesmo tempo: ser profissional, mãe, filha, parceira e, ainda assim, não abrir mão dos próprios sonhos.


Uma dica para quem está começando é não esperar o cenário ideal. Ele raramente existe. Siga com coragem, mesmo quando duvidarem de você - proque é justamente nas adversidades que descobrimos a força que nós, mulheres, temos.


Por Aline Deparis, CEO da Privacy Tools e Ex-Presidente da Assespro-RS.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page