Grupo de Relações Trabalhistas da Asespro-RS debate os impactos da redução da jornada de trabalho e do fim da escala 6x1
- Assespro-RS Rio Grande do Sul
- há 29 minutos
- 2 min de leitura

O Grupo de Relações Trabalhistas da Assespro-RS realizou, em junho, mais um encontro dedicado à discussão de temas estratégicos para o setor de tecnologia e inovação. O tema da edição foi “O Fim da Escala 6x1 e a Redução da Jornada de Trabalho”, apresentado por Francisco Rossal de Araújo, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), professor da UFRGS e referência em Direito do Trabalho. Durante a palestra, foram abordados os possíveis impactos da proposta para empresas, trabalhadores e para o futuro das relações de trabalho no Brasil.
Durante a apresentação, Dr. Rossal destacou que, embora a proposta represente uma redução relativamente pequena da jornada sem alteração salarial, trata-se de uma das mais significativas mudanças na legislação trabalhista dos últimos anos. Segundo o palestrante, a medida possui grande relevância econômica, uma vez que os salários são tradicionalmente mensurados pelo tempo de trabalho. Dessa forma, a redução da jornada implica aumento do valor da hora trabalhada, gerando reflexos diretos na organização da produção e na dinâmica econômica.

Ao longo da apresentação, Dr. Rossal também contextualizou o tema sob a perspectiva das transformações tecnológicas e sociais observadas nas últimas décadas. Segundo o palestrante, os avanços tecnológicos têm impulsionado mudanças nos estilos de vida, nos modelos de trabalho e na própria reorganização da economia, fatores que influenciam diretamente o debate sobre a redução da jornada laboral.
Além dos aspectos econômicos, a palestra abordou o contexto político e os impactos jurídicos da proposta. Dr. Rossal ressaltou que uma eventual aprovação da medida representará uma alteração constitucional e marcará o início de um amplo processo de adaptação legislativa e interpretativa, com efeitos que poderão ser observados no curto, médio e longo prazo. O objetivo do encontro foi apresentar os principais aspectos do tema e contribuir para a disseminação de informações que deverão continuar em debate nos próximos meses e anos.
Ao final do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar a discussão sobre o tema. A Assespro-RS agradece ao Dr. Francisco Rossal de Araújo pela excelência da apresentação e a todos os presentes pela participação e pelas contribuições que enriqueceram o debate.
_____________________________________________________________________________________________________
Sobre o Grupo

Coordenado pela advogada Rosana Takeda, sócia do escritório Gomes & Takeda e VP de Planejamento e Governança da Assespro-RS, o Grupo tem o propósito de apontar e debater temas que envolvem as relações trabalhistas nas empresas para que se minimizem eventuais discussões judiciais futuras e se criem ambientes colaborativos, seguros e com risco trabalhista calculado.
O Grupo é aberto para empresas associadas da Assepro-RS e também para profissionais de mercado. Para participar, é necessaário solicitar a ficha de adesão através do e-mail: assespro@assespro-rs.org.br .
Faça parte do Grupo!

