top of page
AdobeStock_1234211989.jpg

Acontece

Este é o espaço para apresentar o negócio e o que ele tem a oferecer. Defina as qualidades e os valores que.

Grupo RHTI da Assespro-RS debate inteligência emocional na era da IA

Em novembro, o Grupo RHTI da Assespro-RS promoveu um encontro com o tema “Entre códigos e conexões: A inteligência emocional na cultura tech”, com a palestrante Alessandra Gonzaga, Diretora da Conexão IE.


A convidada iniciou o encontro destacando o contraste entre códigos - algoritmos, dados e processos automatizados - e conexões, representadas pelas relações humanas e pela criação compartilhada. Abordou também a diferença entre complexidade e caos, conceitos essenciais para compreender o cenário atual do setor tech.


A palestrante ressaltou que a IA já é capaz de acessar padrões comportamentais de grupos, apresentando promessas de eficiência, padronização e produtividade. No entanto, alertou que a chamada “empatia simulada” não representa cuidado real, mas sim programação, ou seja, algo que pode gerar tristeza, irritação e desconexão. A partir disso, provocou os participantes a refletirem: “Qual é o custo de desumanizar os relacionamentos?”


ree

Ao explorar os riscos e setbacks da automação no RH, a palestrante destacou três desafios principais: tratar pessoas como probabilidades, e não como histórias; terceirizar conversas difíceis por meio de IA, como feedbacks e comunicados internos; e permitir que vieses algorítmicos influenciem decisões estratégicas, como metas, cenários e projeções de turnover. Para ela, abrir mão do olhar humano em nome da tecnologia é um equívoco que pode comprometer vínculos e resultados.


A convidada apresentou ainda como a Inteligência Emocional qualifica o uso da IA nas organizações. Isso inclui considerar a trajetória individual, utilizar a IA para preparar, e não substituir, conversas essenciais e reconhecer padrões por meio da complementaridade entre IA e IE. Enquanto a IA organiza dados e processos, a IE organiza sentidos, fortalece a presença, interpreta o não verbal e sustenta conexões verdadeiras. No encerramento, tivemos um espaço para perguntas, respostas e troca entre os participantes do Grupo RHTI.

  A Assespro-RS agradece à Alessandra Gonzaga pela contribuição inspiradora e a todos que estiveram presentes nessa discussão tão essencial para o futuro das relações humanas na tecnologia.


________________________________________________________________________________________________________


Sobre o Grupo RHTI

ree

Coordenado por Thaís Garziera, Diretora de RH da Assespro-RS e Sócia na Staff, o grupo, criado há 8 anos, realiza encontros mensais para aproximar profissionais de RH e discutir o mercado de tecnologia, além das melhores práticas em gestão de pessoas.


Quem pode participar?

Profissionais de RH, através de suas empresas.


Formato:

·        Encontros mensais, toda terceira terça-feira do mês

·        Das 9h às 10h30

·        Modalidade online


Os encontros também oferecem oportunidades de troca de informações, promovendo conhecimento e aprendizado contínuo.


Para integrar o grupo, solicite a ficha de adesão pelo e-mail: assespro@assespro-rs.org.br


Faça parte do Grupo!


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page