Explorando oportunidades dentro de casa que podem fortalecer empresas de TI
- Assespro-RS Rio Grande do Sul
- 3min
- 2 min de leitura
De maneira cada vez mais acirrada a competição entre mercados e empresas vem se intensificando, o custo de aquisição de novos clientes (CAC) aumenta à medida que novos players surgem, e que inovações disruptiva transformam a forma como produtos são construídos e entregues, tornando a concorrência cada vez mais desafiadora.
Neste cenário, identificar oportunidades existentes na base atual de clientes, aqueles os quais já foi construído um relacionamento de confiança, é uma estratégica inteligente de crescer negócios e aumentar faturamento.
É sabido que a aquisição de novos clientes continua sendo primordial e se fazendo necessário, entende-se que uma estratégia complementa a outra, ambas com objetivos comuns de gerar novas receitas e maior sustentabilidade para o negócio.
E como podemos identificar oportunidades?
Identificar oportunidades na base atual de clientes, exige algumas habilidades, investir em desenvolvimento pessoal e treinamentos de equipes internas são primordiais para tal objetivo, apesar de parecer uma tarefa simples, a busca por oportunidades internas requer muita atenção e visão estratégica alinhada à do cliente.
Em muitas empresas, quem está em constante contato com os clientes são equipes técnicas, desenvolvedores, analistas, consultores, além da própria equipe comercial. Portanto se estas pessoas forem bem preparadas e treinadas para estarem atentos a oportunidades que surgem durante estas interações, poderão ser grandes aliados na busca por novos negócios.
O grande desafio, é que geralmente as equipes estão focadas no problema ou solução atual, limitando seu campo de visão e despercebendo as oportunidades diante delas.
Portanto se as equipes que estão em constante contato com o cliente, forem preparas e treinadas para estar atenta as oportunidades, terão a capacidade de identificar o momento certo para realizar a oferta de produtos.
Estas ofertas podem ir desde a evolução da solução e entrega de maior valor (Upsell), Exemplo: Fazer a aquisição de um módulo de automação de e-mail marketing em um e-commerce
Ou até mesmo na oferta de soluções complementares as atuais (Cross-sell). Exemplo: Criar um programa de fidelidade integrado a um e-commerce.
O olhar atendo, ativo e empático, pode se tornar um grande gerador de negócios para a empresa.
O ser humano em sua essência, IA como aliada, não substituta.
Mesmo com os avanços da IA, nenhuma tecnologia será capaz de substituir completamente a sensibilidade e o olhar humano nas interações com clientes.
A IA pode — e deve — ser usada como aliada, trazendo mais agilidade, velocidade de análise e entregas aceleradas. Porém, a capacidade de ouvir, interpretar nuances, demonstrar empatia e identificar oportunidades de forma genuína continuará sendo um grande diferencial das pessoas e de empresas.
Portanto, empresas que adotam essa visão e definem planos para ampliar negócios com os clientes atuais, além de obter ganhos como o aumento de receita e faturamento, conquistam também o fortalecimento de laços com os clientes, criando relacionamentos duradouros, fidelização, redução de churn (perda de clientes), e maior sustentabilidade, tornando a empresa não apenas um fornecedor, e sim um parceiro estratégico para seus clientes.
Por Vinícius Tonial Sossella - Diretor Comercial da Assespro-RS e CoFundador Fidelizec, Kodefy, Involvexp & Hortify